Início Artigos Marcos Hashimoto Empreendedores são visionários

Empreendedores são visionários

Sonhos são desejos, quimeras, são distantes e inalcançáveis, não têm finalidade prática para o empreendedor.

0

Visão de futuro é uma das características comuns em empreendedores bem sucedidos. A capacidade de vislumbrar um futuro no qual o empreendedor e seu empreendimento estarão dentro de alguns anos é uma competência que poucos dominam de verdade. A maioria confunde visão de futuro com sonho ou com objetivos. Visão não é nem uma coisa nem outra.

 

Sonhos são desejos, quimeras, são distantes e inalcançáveis, não têm finalidade prática para o empreendedor. Uma jovem sonha em encontrar seu artista favorito, uma criança sonha em conhecer a Disney, um trabalhador do campo sonha em ficar rico, uma solterona sonha em se casar com um galã de cinema. Os sonhos, invariavelmente, navegam pelas águas do impossível, da utopia, do irrealizável.

 

Objetivos, por outro lado, são, vejamos… objetivos! São concretos, bem definidos, fáceis ou difíceis de se atingir, mas todos são atingíveis, são factíveis. Objetivos bem definidos estão relacionados com prazos, são quantificáveis e posicionados dentro de um contexto de planejamento, fazendo parte de um objetivo estratégico e composto por uma ou mais métricas de desempenho que atuam como metas intermediárias que, uma vez alcançadas, caracterizam os objetivos alcançados.

 

A visão de futuro se situa entre estes dois conceitos. Podemos dizer que visão é um sonho realizável, um sonho em que se pode vislumbrar sua realização, sua factibilidade. Uma visão se forma quando uma pessoa consegue enxergar a possibilidade real de transformar seu sonho em realidade. Porém não chega a ter a estrutura concreta de um objetivo. A visão permeia o reino do etéreo, da subjetividade, de um futuro ainda difuso e incerto. A visão, ao invés de traçar um caminho claro rumo ao futuro como o objetivo, serve apenas para dar um senso de direção, indicando para qual lado seguir.
Uma metáfora interessante para entender a visão é um farol.

 

Os faróis se situam na orla do mar, geralmente nos pontos mais extremos de terra para que sejam a primeira coisa que os tripulantes de uma embarcação vejam ao se aproximar vindos do mar. Os faróis ajudam a orientar o caminho das embarcações, ora para impedir que os barcos se choquem contra as pedras, ora para indicar o caminho em casos de nevoeiro, noite ou tempestade. Os marinheiros não vêem o farol como um objetivo, eles não querem alcançar o farol, mas o usam como guia, como um indicador de qual direção tomar, sobretudo se estiverem perdidos e não souberem para onde ir.

 

Empreendedores são bons em formular visões de futuro. Eles imaginam seus negócios daqui a 10, 20, 30 anos. Eles visualizam em sua mente como eles estarão, enxergam o dia-a-dia de sua empresa, imaginam quantos funcionários terão, que produtos fabricam e comercializam, onde estarão, como serão as instalações, em quantos países estarão presentes. Eles imaginam clientes elogiando seus serviços, funcionários trabalhando felizes, jornais o procurando para dar entrevistas, recebendo convites para dar palestras em universidades, com um excelente padrão de vida para sua família, tudo de bom.
Estudos comprovam que pessoas com clara visão de seus futuros são normalmente mais bem sucedidos do que pessoas que não conseguem ou não querem pensar em suas vidas no longo prazo.

 

Quanto mais clara sua visão de futuro, maior será sua determinação em realizá-la, mais eficaz será seu planejamento, mais fácil e ágil será seu processo de tomada de decisões estratégicas, mais eloqüente será seu discurso de motivação dos funcionários, mais efetivos serão seus objetivos e metas. Uma visão forte fortalece também o empreendedor, dando-lhe segurança e auto-confiança.  As visões também podem mudar com o tempo, pois o contexto geral do ambiente de negócios pode mudar também. Além disso, o empreendedor passa por experiências que o ajudam a contextualizar melhor sua visão e até outras coisas que ele não havia considerado passam a influenciar sua visão de futuro. Nada de errado nisto, só não pode ter dúvidas sobre o que está construindo com seu empreendimento.

 

Fecho com uma parábola que ilustra bem o conceito e o papel da visão do futuro no nosso desenvolvimento. Uma vez um rapaz passava na rua e viu um garoto atirando pedras. “o que está fazendo rapaz?” perguntou ele. “Jogando pedras na Lua” respondeu o menino. “Ora garoto, você enlouqueceu? Você já tem idade para saber que a Lua está muito distante, você nunca vai acertá-la com pedras. Sabe disso, não?”. O garoto respondeu que sabia, mas que tentaria mesmo assim, e continuou lá, atirando pedras na direção da Lua a noite toda.

 

E então, você acha que ele algum dia conseguiu acertar a Lua? Claro que não. Mas na cidade dele, nenhum outro garoto atirava pedras tão longe quanto ele! Assim é a visão, uma poderosa ferramenta para seu auto-desenvolvimento, um grande e eficaz motivador e, acima de tudo, uma inspiração que leva todos os empreendedores a adquirir força para sobrepujar os desafios mais difíceis e perseverar a cada queda ou ao enfrentar cada barreira que se coloca no seu caminho. Gaste algum tempo construindo sua visão de futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui