Entendemos paixão por um estado emocional caracterizado pelo desejo e motivação intensos. Quando temos paixão por vender estamos contagiados pelo prazer de efetivar negócios, e isso é muito mais significativo do que podemos imaginar. Não se trata de uma questão meramente material ou financeira, pelo contrário, trata-se de uma maneira de nos relacionarmos com as pessoas e nos autossuperar, as demais conquistas são consequências.
Ao observar grandes profissionais em vendas, percebemos que eles possuem algumas características em comum:
• Amor pela vida;
• Comunicação eficaz;
• Habilidade em estabelecer relacionamentos duradouros de qualidade;
• Prazer em ajudar pessoas a fazerem as melhores escolhas;
• Capacidade de se sobressair em ambientes altamente competitivos;
• Desejo intenso e contínuo de aprender mais sobre as pessoas e os negócios;
• Amplo conhecimento dos produtos, serviços, clientes, mercado e concorrência;
• Garra e determinação para superar barreiras e obstáculos;
• Comprometimento com o atingimento de metas ousadas;
• Interesse pelo universo do Marketing
• Prazer em vencer desafios;
• Competência em escutar atentamente as pessoas;
• Disciplina;
• Excelente planejamento e execução;
• Capacidade de se reinventar e inovar as maneiras de vender;
• Orgulho em trabalhar em vendas.
Interessante observar que cada uma destas características torna o indivíduo uma pessoa muito melhor, ou seja, melhorar em vendas equivale a melhorar como pessoa, porque as competências de um grande vendedor desenvolvem algumas das melhores características dos seres humanos! Todos sabemos que pessoas envolvidas com a área comercial jamais a trocariam por nenhuma outra atividade: é apaixonante nos relacionarmos com as pessoas, participando de suas histórias de vida, crescimento humano e profissional.
Na era em que vivemos, onde os clientes possuem tanta informação, são abordados por inúmeros concorrentes e pelos mais variados canais de venda, nosso grande diferencial consiste em aprendermos efetivamente a FAZER A DIFERENÇA. Não se trata de um mero jogo de palavras, mas de uma postura muito especial diante da vida e da profissão!
A maioria dos profissionais de venda ainda interage com clientes pensando no que vão conseguir deles (pedidos, comissão, etc.). Cabe a nós interagir como quem traz contribuições para a vida e prosperidade deles. Somos responsáveis pelo estado de espírito, emoções, informações e soluções que encaminhamos até eles, somos responsáveis pela maneira especial como fazemos isso. Outras pessoas podem fazer o que fazemos, mas ninguém poderá fazê-lo COMO fazemos. Nosso “COMO” deve ser especial!
Antes de cada interação com um cliente é fundamental refletir:
• O que tenho de especial para oferecer a ele?
• De que maneira devo oferecer?
• Como posso tornar esta oferta especial?
• Que contribuição darei a ele além das advindas do negócio?
• Como eu me torno parte da história deste cliente?
• Ele se lembrará de mim? Como?
Estas breves reflexões nos ajudam a vender melhor e a oferecer sempre excelentes contribuições para nossos clientes. As pessoas esquecem de tudo o que é comum e cotidiano, mas se lembram eternamente do que é diferente, inovador e significativo. Jamais nos esquecemos das pessoas que nos ajudaram a crescer. Por que alguém esqueceria de nós se fizermos o mesmo? Cada uma das nossas interações com clientes possui o potencial de ser memorável, cabe a nós concretizar este potencial. Saberemos que conseguimos se deixarmos saudades…
A saudade é a melhor análise de desempenho para profissionais que trabalham com pessoas! Ela mede a qualidade do relacionamento e os benefícios que ele proporciona. Grandes vendedores são seres humanos especiais, que contagiam e se dedicam a oferecer sempre o seu melhor. Nada supera o prazer de saber que somos esperados e bem vindos.
Paixão por vender é paixão pela vida e pelos desafios que a tornam tão especial e digna de saudades…
Ah!, agora me permitam atender a mais um cliente, afinal, o mundo gira quando efetivamos uma nova venda…
Um grande abraço e até a próxima! Muito sucesso, sempre!