Início Artigos Carlos Hilsdorf Que o Marketing me socorra!

Que o Marketing me socorra!

"Parem de tentar vender através do Marketing e permita que ele ajude seus clientes a comprar!"

0

Momentos de desaceleração, recessão e crise econômica evidenciam os diversos níveis de amadorismo nos mais variados segmentos do mercado.

Nos momentos de euforia econômica os controles afrouxam e, temas como gestão, planejamento/execução e austeridade são tratados retoricamente como essenciais, mas na prática deixam de ser prioridades. O mercado está comprando? A prioridade é vender!

Porém, quando o mercado aciona o reverso… Então, os equívocos de planejamento, execução, os custos visíveis e invisíveis não tratados e a falta de austeridade – para a qual parecia não haver tempo na euforia – passam para a ordem do dia. Dá até para ouvir o jargão, não é?

É preciso fazer mais com menos!

O mundo corporativo adora simplismos.

Bem, o fato é: as vendas caíram…

Meu Deus, as vendas caíram!

Socorro, socorro, que o marketing me socorra!

Nesta hora o Marketing (cuja atuação é totalmente diferente dependendo do nível de consciência da gestão da empresa e dos profissionais contratados) é chamado com urgência para socorrer o comercial.
Sim, o mesmo comercial que nos momentos de euforia diz que o marketing só atrapalha e não sabe nada sobre o que acontece em campo.

Os bombeiros do marketing são acionados (bem como seus terceirizados, agências de propaganda, etc.) para criar o slogan mágico que, uma vez comunicado, trará de volta o nível desejado de vendas…

Detalhe: precisam fazer isto com uma verba de comunicação infinitamente menor que as anteriores e em menos da metade do tempo necessário para se produzir, em conjunto com a agência, uma boa campanha de comunicação.

Os profissionais de marketing são os que gritam agora:

– Socorro, socorro, que Deus nos socorra – agora querem milagres na empresa!

Se a gestão não encarar Comercial, Marketing e RH de maneira integrada e estratégica no auxílio à compreensão do momento atual e redesenho de tudo o que define o negócio e sua viabilização, não adianta tentar apagar incêndios maiores com menos água, até porque, não foi a falta de água que gerou o incêndio, mas não deixar os bombeiros atuarem preventivamente antes do “fogo”.

Já que grande parte do mundo corporativo gosta tanto de simplismo, vamos oferecer simplicidade (o que é bem diferente):

“Parem de tentar vender através do Marketing e permita que ele ajude seus clientes a comprar!”

Para que isto ocorra, não peça ao Marketing o milagre da multiplicação das Vendas, mas a Sabedoria de como devemos redesenhar a estratégia em novos cenários.

Deixemos os profissionais trabalharem para ajustar os enganos que os amadores permitiram que acontecessem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui