No mundo da hiperinformação há uma obsessiva sede por “novidades”. Embora muitas delas sejam “roupagens novas para velhas roupas”, algo deste “guarda-roupas” ainda fica esquecido no fundo do armário.
Um grande exemplo dessa realidade consiste em focar somente no “ataque” à concorrência e se esquecer de “atacar a si mesmo”.
As maiores e melhores empresas do vale do silício são mestras em duas estratégias: obsolescência programada e “auto-canibalismo programado”.
Exato, estas empresas são autofágicas. Olham para si mesmas continuamente da ótica de um concorrente e evidenciam suas fragilidades antes dos outros players.
Seres humanos têm a tendência de “piscar” quando encontram imperfeições no “espelho” e seguem na falsa ilusão de que tudo está em perfeita ordem. Quando um gestor, diretor ou profissional de marketing começa a “piscar” diante de suas fragilidades está deixando de utilizar uma das mais antigas e essenciais ferramentas e práticas de marketing: tornar-se voluntariamente obsoleto e migrar para uma nova e melhor estratégia, produto e posicionamento.
Outra verdade essencial que precisa ser relembrada todos os dias é: uma estratégia pobre no curto prazo levará a graves consequências no longo prazo!
Dedique parte do tempo investido em conhecer e “atacar” a concorrência em conhecer-se a “atacar-se” proativa e assertivamente. Quando você se tornar seu maior e mais feroz concorrente, então descobrirá o único caminho que torna a concorrência irrelevante, todos os outros são apenas slogans para vender livros e eventos…
Nos negócios, como no esporte, primeiro domine os fundamentos, depois preocupe-se com as novidades.
Nada é mais velho que perder para si mesmo, nada é mais inovador que tornar-se o seu maior concorrente!
No mercado das “aparentes novidades”, pare de piscar, tire a roupa esquecida do fundo do armário e surpreenda!
Excelentes negócios e até breve.