Não vou abrir minha coluna hoje falando de estatísticas para comprovar aquilo que todo mundo já sabe e que os economistas podem falar melhor do que eu. Estamos em crise. Para você que está pensando em abrir um negócio novo, também não vou relembrar que onde há crise, há oportunidades, pois já explorei este aspecto em entrevista neste mesmo veículo há mais de 10 anos
Se você, por outro lado, já tem um negócio próprio, a crise também tem seu lado bom e vou explicar alguns motivos para olhar com bons olhos este difícil momento que a maioria dos empreendedores do país estão passando:
1) A crise é um filtro natural que elimina o ruim e deixa o bom. Sabe aqueles momentos em que você ficava se martirizando pelo dinheiro gasto com treinamento de funcionários, por ter que trocar um produto para atender uma reclamação do cliente, por causa da alta carga tributária ou pagando consultores para organizar suas finanças? Bem, este é o momento de colher os frutos que você semeou. Na crise, apenas os fortes sobrevivem. Todos os seus concorrentes que não administraram bem seus caixas, sonegaram, não investiram no relacionamento com os clientes, nem com os funcionários, menosprezaram seus controles, agora estão prestes a deixar o mercado para você. Lembre-se, mesmo com crise, o mercado continua demandando produtos e serviços, portanto, o importante nestas horas, é sobreviver por mais tempo que seu concorrente, pois quem aguentar mais fica com o mercado do outro.
2) A crise nos obriga a fortalecer nossos pontos fortes, minimizar os efeitos negativos dos pontos fracos e buscar eficiência na exploração máxima de recursos escassos. Em momentos de bonança, é fácil desperdiçar, ignorar clientes ruins, trocar de funcionários, obter empréstimos e tolerar fornecedores ineficientes. Ambientes econômicos favoráveis tornam as pessoas lenientes e preguiçosas, assim como os negócios. Na crise, por outro lado, somos obrigados a melhorar nossas operações, reter clientes, reduzir custos e explorar nossos pontos fortes para sobreviver. Diante da crise, somos mais zelosos com nosso patrimônio, cuidamos melhor de nossos recursos mais escassos e prestamos mais atenção nas métricas de desempenho. Com a crise, nos tornamos melhores.
3) A crise reforça nossos valores e nos faz rever nossos conceitos. Em muitos casos, diante de uma crise, perda de clientes, queda nas receitas e todo indicador de desempenho ruim, somos capazes de repensar nosso negócio e analisar se tudo isso faz sentido para nossas vidas. Muitas vezes, o sucesso nos torna escravos do nosso negócio. Com o crescimento, nosso negócio acaba se transformando em algo diferente de quando começamos e nem sempre estamos satisfeitos com os rumos que o negócio toma, mas não ousamos mudar, porque está dando certo e segue prosperando. A crise é uma das poucas oportunidades que surgem para revermos o nosso futuro com este negócio. Muita gente critica empreendedores que vendem seus negócios na crise, mas não devemos fazer juízo de valor sem saber o que está por trás deste tipo de decisão. Se o negócio não faz mais sentido para o empreendedor, ele não tem motivo para continuar e vender o negócio pode ser o mais sensato a fazer.
4) A crise estimula nossa criatividade. Nossas melhores ideias não surgem quando estamos inspirados, nem quando estamos com todos os recursos na mão. As melhores ideias não aparecem quando queremos nem quando achamos que estamos prontos. As melhores ideias aparecem quando precisamos delas. Quando nossos recursos se esgotaram, quando aparentemente não há mais outras saídas. Quando estamos no desespero. É impressionante como a mente trabalha quando é colocada à prova, como arriscamos a fazer coisas que não faríamos em condições normais, simplesmente porque, no fundo do poço, não temos mais nada a perder. Nestas horas, passamos a considerar alternativas que teriam sido imediatamente descartadas em outras condições e estas alternativas acabam se tornando as melhores.
5) A crise nos dá a oportunidade de recomeçar. Se tudo deu errado e seu negócio foi pro buraco, não fique triste, levante os cacos, recupere o fôlego, erga a cabeça e tente de novo. O brasileiro é conhecido como um dos povos mais capazes de superar adversidades do mundo, não necessariamente porque ele seja altamente capacitado, mas provavelmente porque ele não tem opção. Tem que se virar, tem que dar um jeito. Se a crise te derrubou, você pode ter perdido muita coisa, dinheiro, família, amigos, auto-estima, mas uma coisa você também com certeza ganhou: um aprendizado pela experiência que nenhuma universidade seria capaz de te ensinar. Este valiosíssimo aprendizado vai te diferenciar perante outros empreendedores, vai ter tornar mais cauteloso, vai te fazer ficar mais esperto e atento, vai fazer você não mais menosprezar detalhes, talvez seja tudo o que você precisava para se tornar um verdadeiro empreendedor. Portanto, não jogue esta oportunidade fora, simplesmente desistindo, pois se existe algo que todo empreendedor bem sucedido pode falar com orgulho sobre sua história é a experiência de já ter fracassado na vida.