O conceito da campanha – “Amamentação é a base da vida” -está alinhado com a WABA (World Aliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento e a proteção da criança até os dois primeiros anos de vida ou mais.
O filme faz analogia às fases da vida de Sheron, desde bebê no colo da mãe até chegar à fase adulta. Para ilustrar o crescimento consistente, utilizamos a simbologia do crescimento de uma árvore. Além do filme, foram desenvolvidas peças para Internet, spot, redes sociais e peças impressas para veiculação em todo o país.
Estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de cinco anos em todo o mundo. Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças nessa faixa etária.
Comemorada anualmente em mais de 150 países, a Semana Mundial da Amamentação conscientiza e informa a população sobre os benefícios do leite materno para a saúde da mulher, da criança, da família e os ganhos para a sociedade.
Benefícios para toda a vida
O leite materno nunca é fraco. É o melhor, o mais completo, reúne tudo aquilo que o bebê precisa, inclusive a água. Seus benefícios permanecem por toda a vida. Nos primeiros dias após o nascimento, o leite é chamado de colostro e tem alto valor nutritivo, além de muitos anticorpos que protegem a criança contra infecções, doenças respiratórias e até previne problemas futuros como obesidade e diabetes.
Considerado o primeiro alimento e o mais saudável para o bebê,
é recomendado até os dois anos ou mais, e, de forma exclusiva, nos primeiros 06 meses.
A criança que mama na mãe cresce mais saudável, mais forte, aprende melhor e se torna um adulto mais produtivo, com mais chances de viver bem.
Além disso, seus benefícios se estendem também para as mães.
Diminui as chances de desenvolver câncer de mama e de útero por exemplo.
Ficha Técnica
Cliente: Ministério da Saúde
Agência: Nova/SB
Campanha: Campanha do Dia Mundial da Amamentação 2018
Aprovação pelo cliente: Juliana Costa Vieira
Diretora da Agência: Cristina Gutemberg
Direção de criação: Thomaz Munster
Criação: Anselmo Ferreira, Gera Oliveira e Filipe Fontes
Diretora de Estratégia digital: Soraya Coelho
Criação Digital: Julian Vilela, Alexsander Nascimento e Evelinne Portilho
Atendimento: Ana Paula Pedrosa
Planejamento: Ricardo Bauab e Fernanda Siqueira
Mídia: Thiago Araujo, Estanley Cunha, Amanda Almeida, Artur Barros e Érica Castro
RTV: Marco Ettore e Sayuri Dias
Produtora filme: Piloto Filmes
Diretor: Daniel Soro e Alexandre Chalab
Produtora de Som: Sonido