A Uber chegou ao Brasil em 2014. Quatro anos e quase 2 bilhões de viagens depois, ela se tornou parte da vida das pessoas, sendo o principal app de mobilidade em todas as mais de 100 cidades brasileiras em que está disponível. Hoje, o Brasil é o segundo mercado da Uber em todo o mundo, contando com mais de 22 milhões de usuários ativos e mais de 500 mil motoristas parceiros, gerando renda ao toque de um botão.
Durante o evento “Uber: Destino Brasil”, a empresa anunciou uma série de novas tecnologias para mobilidade urbana que têm o potencial de melhorar radicalmente a confiabilidade e a acessibilidade da plataforma. A criação visual do evento foi concebida pela premiada artista recifense Joana Lira, que transita entre os meios digitais e físicos das artes, e foi criadora da cenografia do Carnaval de sua cidade por dez anos.
O primeiro anúncio realizado foi o Uber Lite, um novo aplicativo criado para os 90% de brasileiros que usam smartphones Android com tecnologia de 2014 em diante. Ele tem só 5 MB e otimiza o uso de dados – pode ser baixado rapidamente da Google Play Store e funciona em um piscar de olhos, mesmo em conexões lentas. A versão beta do Uber Lite já está disponível para download para todos os usuários do país em t.uber.com/ubermaisleve.
“Movimento traz oportunidade. Pensando em milhões de pessoas que têm dificuldade de acesso à transporte de qualidade, reinventamos a experiência de fazer uma viagem com o Uber Lite”, afirma Manik Gupta, vice-presidente de Produtos na Uber. “No Brasil, onde o crescimento da plataforma acontece de forma mais acentuada nas regiões metropolitanas das capitais, o Uber Lite trará ainda mais possibilidades para as pessoas se movimentarem. Na maioria dos casos, é possível chamar um carro com apenas em 4 toques”, diz o executivo.
Comparação entre o app normal da Uber e a versão Lite
A próxima novidade foi o Uber Cash, uma carteira digital que reúne várias formas de créditos pré-pagos para que os usuários possam se locomover ou pedir refeições pelo Uber Eats de um modo mais fácil e eficiente. O Uber Cash torna mais fácil o uso do app para quem não tem cartões de débito ou crédito – mais da metade da população brasileira. Além disso, o produto dá até 5% de descontos para quem comprar créditos usando cartão. O Uber Cash já está disponível no próprio app da Uber.
“Queremos que todos no Brasil possam ter acesso à Uber. Para isso, é necessário aceitar cada vez mais formas de pagamento, mas queremos que a experiência seja ainda mais fácil do que é hoje”, diz Rob Daniel, diretor de produtos financeiros. “Com o Uber Cash, usuários têm a possibilidade de comprar créditos pré-pagos em mais de 285 mil lojas físicas, assim como já fazem com recarga de celular, ou então ter desconto de até 5% no pagamento com cartões de crédito ou débito. É possível adicionar dinheiro no Uber Cash com antecedência, planejando seus gastos e ao mesmo tempo tendo a mesma experiência de pagamento com cartão. ”
Por fim, a Uber também lançará em breve para usuários em São Paulo uma nova categoria de viagens compartilhadas. É uma nova versão do Uber Pool, que torna as rotas mais eficientes ao sugerir pontos onde os usuários se encontrarão com os motoristas. Com isso, as viagens se tornam mais rápidas, além de oferecer um desconto de, em média, 30% no valor do Uber X, sem qualquer alteração no pagamento do motorista parceiro.
“Em quase 40 cidades em todo o mundo nós usamos tecnologia para colocar mais pessoas em menos carros, dividindo viagens. Sabemos que os usuários adoram a acessibilidade do Pool, mas eles queriam uma experiência mais consistente”, afirma Ethan Stock, diretor de produtos compartilhados. “Por isso, reconstruímos completamente este serviço, criando um sistema novo que pede para usuários andarem alguns quarteirões para encontrar o motorista parceiro e outros usuários, fazendo com que as viagens fiquem mais rápidas, acessíveis e previsíveis.”
A nova versão do Uber Pool oferece uma experiência consistente e acessível, permitindo aos usuários acesso a um transporte confiável todos os dias.
No evento “Uber: Destino Brasil”, também foi anunciada uma parceria com a rede de postos Ipiranga, oferecendo até 5% de desconto no preço dos combustíveis para os motoristas parceiros da Uber em todo o Brasil. É um acordo inédito que foi construído ouvindo os próprios motoristas parceiros.
“Muitas empresas querem fazer parte desta mudança na mobilidade das cidades”, afirma Federico Chester, diretor de desenvolvimento de negócios da Uber na América Latina. “A parceria com a Ipiranga é a primeira do tipo em todo o mundo e acreditamos que ela vai impactar positivamente os ganhos dos motoristas parceiros no Brasil.”
Outra parceria que vai beneficiar os motoristas parceiros da Uber foi fechada com a fintech Zen Finance, criando um microcrédito para o financiamento de kits de gás natural. Assim, o motorista parceiro que se interessar por um combustível alternativo de baixo custo poderá financiar sua instalação, sem burocracias e com parcelas de até R$ 100, descontados diretamente do pagamento semanal. O projeto deve ser iniciado como piloto na Região Sul do Brasil, a partir de outubro.
A Uber acredita que melhorar a mobilidade nas cidades cria mais oportunidades para todos. A busca por mais eficiência no transporte individual, por meio do desenvolvimento de tecnologia, pode fazer com que as nossas cidades sejam mais inclusivas, tenham menos congestionamentos e poluição, criando assim espaços públicos mais abertos e democráticos.
Acesse os links abaixo para saber mais sobre cada umas das tecnologias anunciadas.
– Uber Lite, novo app de mobilidade da empresa, é mais leve e rodar com mais eficiência em 90% dos celulares do país
– Uber Cash é uma nova carteira digital, que oferece melhor experiência para quem prefere pagar viagens e refeições com dinheiro
– Nova versão do Uber Pool vai colocar ainda mais pessoas em menos carros, colaborando com o trânsito da cidade a preços mais acessíveis
– Projeto Piloto para instalação financiada de GNV em carros dos motoristas parceiros também foi apresentada no evento