Pelo quinto ano seguido, os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) acompanham o Exame Nacional do Ensino Médio com o especial Caiu no Enem que tem a participação de professores ao vivo nos domingos de aplicação das provas. A produção também traz edições prévias com orientações para os estudantes nas semanas que antecedem a avaliação, pela segunda vez consecutiva.
A atração com dicas dos professores vai ao ar nas terças-feiras, dias 30 de outubro e 6 de novembro, às 21h15, em edições com trinta minutos. Nessa ocasião, os convidados apresentam as últimas dicas para os alunos se prepararem para o exame.
Já nos domingos, dias 4 e 11 de novembro, às 20h30, após a realização das provas, os especialistas analisam as questões propostas. Os professores comentam a avaliação, destacam quais foram os principais temas cobrados e apontam as surpresas do exame em programas com 1 hora de duração.
Interprogramas com informações importantes sobre o Enem já estão sendo veiculados durante a programação diária da TV Brasil complementando a ação. Recomendações para a véspera e para o dia da prova, relação de documentos necessários e itens proibidos, além de dicas para a redação estão entre os assuntos abordados nesses programetes.
O especial Caiu no Enem será transmitido ao vivo simultaneamente na TV Brasil e pelas Rádios Nacional FM de Brasília 96.1 Mhz, Nacional AM de Brasília 980KHz e MEC AM do Rio de Janeiro 800 kHz.
Interação nas redes sociais
A jornalista Karina Cardoso apresenta as quatro edições do programa. O público pode participar do especial Caiu no Enem em tempo real.
Ao longo de toda a programação, os estudantes podem enviar dúvidas e comentários para os professores por meio da hashtag #CaiuNoEnem nos perfis da TV Brasil nas redes sociais. Mais informações estão disponíveis na página http://www.ebc.com.br/enem.
Escolha profissional e uso da nota do Enem
Além dos comentários sobre a prova, no programa do segundo domingo (11/11), o Caiu no Enem terá um bloco dedicado a orientar estudantes sobre profissões e possíveis usos da nota do Enem. Para esta etapa, o especial conta com a psicóloga Samantha Couto Rodrigues e a especialista em carreiras Laís Santos Alves.
O exame seleciona os estudantes para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Provas
Nos dois primeiros domingos de novembro, dias 4 e 11, mais de 5,5 milhões de candidatos realizam em todo o país as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em cerca de de 1,7 mil cidades.
No dia 4 de novembro, os estudantes encaram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias que envolvem conhecimentos de história, geografia e sociologia. Também devem resolver 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redigir uma redação. Essa primeira prova tem cinco horas e meia de duração.
Já na semana seguinte, no dia 11 de novembro, os concorrentes terão cinco horas e meia para fazer as 45 questões de matemática e mais 45 de ciências da natureza que contemplam o aprendizado em disciplinas como física, química e biologia.
Alerta para o horário das provas
O primeiro dia do Enem coincide com o início do horário de verão. A aplicação do exame segue o horário de Brasília. Nos dois dias de prova, os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A avaliação começa às 13h30. Os estudantes devem ficar atentos para verificar na localidade onde moram o horário exato do exame.
Serviço:
Caiu no Enem
Dicas: terças-feiras, dias 30 de outubro e 6 de novembro, às 21h15
Comentários das provas: domingos, dias 5 e 12 de novembro, às 20h30
TV Brasil
Facebook da emissora: https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter da emissora: https://twitter.com/tvbrasil
Youtube da emissora: https://www.youtube.com/user/tvbrasil
Webtv: http://tvbrasil.ebc.com.br/webtv
Rádio Nacional FM de Brasília 96.1 Mhz
Rádio Nacional AM de Brasília 980KHz
Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800 kHz