Na próxima quarta-feira, dia 21 de novembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio (CLC), realiza a sexta edição da Jornada do Patrimônio, promovendo discussões sobre turismo, patrimônio e gestão participativa. O encontro, realizado na sede do CLC, no Rio de Janeiro, terá transmissão via streaming, pelo canal do Iphan no Youtube.
Nessa edição, a Jornada reúne pesquisadores, gestores, detentores e representantes da sociedade civil para partilhas de experiências sobre as formas de apropriação do patrimônio por meio do turismo, que promovam o desenvolvimento local e a participação social. O encontro traz ao Rio de Janeiro, o pesquisador argentino Marcelo Martín, da Universidade Pablo de Olavide, na Espanha, que fará a conferência de abertura, seguido de apresentações de Marcelo Brito (Diretor/DECOF/Iphan) e Italo Oliveira Mendes (Ministério do Turismo). Com uma programação diversificada, Nitynawã Pataxó (Reserva Pataxó da Jaqueira/BA), Marta de Azevedo Irving (UFRJ) e Simone Monteiro Silvestre Fernandes (ET Ouro Preto/Iphan-MG) encerram o evento.
Esse será o segundo encontro em 2018 dessa série de debates, iniciada no ano passado com foco na implantação do Observatório de Políticas e Gestão do Patrimônio do CLC, que busca dar visibilidade à importância da gestão compartilhada e do fortalecimento da construção de redes em prol da preservação dos bens culturais. A última Jornada de 2018 já está marcada para o dia 11 de dezembro e discutirá “Paisagem e natureza como patrimônio cultural”. O evento é aberto ao público, sem inscrições prévias. As vagas são limitadas à capacidade do auditório (60 lugares).
Programação
9:30 – Abertura
Jurema Arnaut (CLC: Escola do Patrimônio/DECOF/IPHAN)
9:45 – Conferência
“Una voz discordante, por otra forma de experiencia turística”
Marcelo Miguel Martín Guglielmino (Universidad Pablo de Olavide – UPO – Espanha)
10:45 – Intervalo
11:00 – Mesa Redonda 1:
“A certificação de destinos patrimoniais e as estratégias previstas”
Marcelo Brito (DECOF/IPHAN)
“Gestão Turística dos Sítios Patrimônio Mundial no Brasil”
Italo Oliveira Mendes (Ministério do Turismo)
Mediador: Marcelo Sotratti (UERJ e MP/PEP/Iphan)
12:20 – Debates
13:00 – Almoço
14:30 – Mesa Redonda 2:
“Turismo étnico como instrumento para valorização e reprodução dos saberes e práticas culturais da comunidade”
Cacique Nitynawã Pataxó (Reserva Pataxó da Jaqueira – Porto Seguro/BA)
“Conservação do patrimônio natural e políticas públicas: uma questão estratégica para o desenvolvimento do país”
Marta de Azevedo Irving (UFRJ)
“Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania como percepção, interpretação e inclusão social no patrimônio cultural”
Simone Monteiro Silvestre Fernandes. (Escritório Técnico de Ouro Preto/Iphan – MG)
Mediadora: Joseane Brandão (MP/PEP/Iphan)
16:30 – Intervalo
17:00 – Debates