Controlar um braço mecânico, ver de perto o funcionamento de uma impressora 3D, observar um mapa ganhar vida por meio da realidade aumentada. Essas são algumas das experiências oferecidas pela quarta Feira de Inovação CAIXA, em visitação na sede do banco em Brasília (DF) até quarta-feira (29). Iniciativa do programa de inovação da CAIXA, o #Caixalab, o evento incentiva os empregados do banco a buscar novas soluções para os desafios da empresa.
“Desde a sua criação, a CAIXA sempre foi uma empresa inovadora”, afirma Luciana Freitas Enéias Oliveira, superintendente nacional de Inteligência Corporativa, Estratégia, Inovação e Sustentabilidade da CAIXA. “Foi o primeiro banco a atender mulheres, ajudou escravos a comprar suas cartas de alforria. A feira faz um resgate desse passado, mostra experiências tecnológicas do presente e faz um chamado para pensar soluções para o futuro”, explica.
Cada experiência oferecida no evento está ligada a conceitos específicos. Criar uma música por meio de linguagem de programação, por exemplo, trabalha a autonomia e o empreendedorismo. O voo de asa delta e o mergulho no fundo do mar exploram as possibilidades de experimentação e inovação da realidade virtual. “O propósito é que as pessoas estejam abertas à inovação. Que experimentem algo que possa fazê-las pensar diferente”, finaliza a superintendente nacional. Desafio de Negócios de Impacto Social
Os visitantes da Feira de Inovação CAIXA também vão poder conhecer as cinco startups vencedoras do Desafio de Negócios de Impacto Social – Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos. Parceria do banco com a aceleradora Artemisia, a iniciativa apoiada pelo Fundo Socioambiental CAIXA selecionou startups com soluções inovadoras em educação e serviços financeiros para a população de baixa renda.