A Interbrand, consultoria global de marcas, anuncia o ranking das “25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas” em 2018. A divulgação oficial ocorreu na noite de ontem (21), durante evento no Cubo Itaú, na capital paulista.
As cinco primeiras posições continuam sendo ocupadas pelas marcas do setor financeiro e pelas cervejas, ficando respectivamente com Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil, como nos últimos seis anos. Este ano, uma nova marca integra o ranking: o Assaí, ocupando a 23ª posição, com um valor de R$ 459 milhões.
Quinze das 25 marcas apresentaram uma variação positiva no comparativo com o ano anterior. Delas, quatro cresceram dois dígitos percentuais em seus valores de marca, em comparação com 2017: Magazine Luiza, com 50%, apresentando o crescimento mais expressivo desde 2013; CVC, com 21%; Porto Seguro, com 12%; e Localiza, com 10%.
O valor total do portfólio que compõe a edição 2018 do ranking cresceu 2,7%, se aproximando da marca dos R$ 120 bilhões. Das 25 marcas ranqueadas, nove perderam valor. Neste contexto, as marcas do topo do ranking ficaram ainda mais poderosas, com o top 5 representando 75,8% do valor total do levantamento, ante 75,3% no ano passado.
Segundo Daniella Bianchi, diretora geral da Interbrand São Paulo, nos últimos três anos, o Brasil enfrentou uma crise que representou danos além do campo econômico. “A perda de confiança das pessoas nas instituições atingiu o universo corporativo na medida em que a reputação de algumas empresas era colocada à prova. As grandes marcas presentes nesta edição do ranking representam exemplos de superação desse cenário e demonstram que o desafio agora é outro”, explica.
“Mais do que entregar produtos e serviços customizados, as marcas vencedoras conhecem profundamente a maneira como seus clientes se comportam e são movidas pelo desejo de serem úteis, de criar produtos e serviços que realmente solucionam a vida das pessoas. Elas nos mostram que é preciso estar preparado para interceptar o futuro e realizar movimentos ‘icônicos’ e de curto prazo como resposta às necessidades de um consumidor cada dia mais exigente”, afirma Daniella.
Em um cenário que combina competição acirrada, bolsos mais restritos e consumidores atentos, brigar pela escolha é questão de sobrevivência. Se por um lado as decisões são mais racionais e pautadas pelo melhor custo benefício, por outro o cenário de crise econômica traz uma oportunidade para as marcas que criaram um vínculo emocional com o consumidor.
“No ranking de 2018, podemos enxergar um cenário mais estável. Por isso, os grandes destaques e histórias de crescimento ganham mais importância. As marcas vencedoras deste ano entendem a realidade do consumidor e adaptam sua oferta em um momento de restrição econômica, ditam o ritmo de suas categorias e se descolam dos concorrentes diretos. Respondem à altura a níveis cada vez mais exigentes de consumo e são capazes de viver em múltiplas plataformas”, explica André Matias, diretor de Estratégia e Avaliação de Marcas da Interbrand São Paulo.
O ranking deste ano ainda traz o estudo “A Era do Eu”, que revela a atualidade do personal branding. “Não é algo novo, mas o personal branding nunca esteve tão em evidência e tão próximo do mundo corporativo. Inclusive, muitas marcas levam o nome de seus fundadores, como é o caso daquela com o maior crescimento no ranking: a Magazine Luiza, fundada por Luiza Trajano, um símbolo de um processo natural e histórico de construção de marca. Em alguma medida, dá para afirmar que o branding nasce do personal branding”, finaliza Daniella.
Para ter acesso ao ranking das “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2018” e ao estudo “A Era do Eu”, acesse: www.interbrand.com/br/best-brands/best-brazilian-brands/2018/.
Abaixo, confira na íntegra o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2018 (valores em R$ milhões):
Metodologia
Para uma marca estar na lista das mais valiosas do Brasil, o primeiro requisito é que tenha origem nacional e informações financeiras públicas. Não há exigência de que as empresas tenham capital aberto, mas é fundamental que seus dados financeiros tenham sido divulgados.
Determinado a partir de uma metodologia exclusiva e certificada de Brand Valuation, desenvolvida em 1988 em parceria com a London Business School, o ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas – existente desde 2001 – é resultado de estudos que analisam e inter-relacionam performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores.
Em parceria com a Provokers, foi realizada uma pesquisa em todo o Brasil, que reuniu mais de mil entrevistados e 100 marcas, resultando em um amplo panorama do cenário atual e impressões positivas e negativas de diferentes marcas em diversos segmentos.
Confira a publicação completa sobre as marcas mais valiosas do Brasil em 2018.