Um grupo de 160 jovens de 14 a 24 anos, de quatro comunidades da zona sul de São Paulo, participam nesta sexta-feira (30) do encerramento do projeto “Engenhoca Criativa”, da Samsung. O objetivo do programa foi unir conceitos de tecnologia e educação social para desenvolver a cultura de aprendizagem criativa.
Promovido pela área de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, o “Engenhoca Criativa” visa democratizar o acesso à tecnologia unindo a formação humana à tecnológica. A intenção é levar aos moradores das comunidades em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de aprimorar capacidades, ampliar competências emocionais, desenvolver habilidades empreendedoras e vivenciar experiências de aprendizagem.
Participaram do programa estudantes de quatro instituições de ensino da região. Os projetos apresentados foram divididos em seis categorias – sustentabilidade, social, automação, brinquedo, objetos automatizados e educação –, seguindo as lógicas e os conceitos “maker” e da aprendizagem criativa.
Para Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, o projeto contribui com a melhoria da educação, que é “o princípio da mudança de toda a sociedade”. “Essa iniciativa nos mostra que a tecnologia é uma grande aliada da educação de diferentes maneiras e impactará o futuro das salas de aulas”, afirma a gerente da Samsung.
De aspirador a carrinho de rolimã
O evento para reconhecer os resultados conquistados pelo programa ao longo deste ano conta com a exposição dos projetos dos alunos, além de atração cultural.
Durante a tarde, os participantes apresentam suas “invenções”, que incluem um regador sustentável, carrinhos de papelão e de rolimã e até mesmo um aspirador de pó. Integram os projetos, ainda, um aplicativo contra a depressão, um cofre e uma cidade automatizada.
A primeira edição do projeto social foi realizada em parceria com a Associação AlfaSol (Associação Alfabetização Solidária) e a Explorum Educacional.
“É necessário que o ensino de conteúdos esteja atrelado ao desenvolvimento de habilidades e competências, que promovam o diálogo entre o que se aprende na escola e a realidade objetiva do aluno”, comenta Eduardo Azevedo, cofundador da Explorum. “O Engenhoca Criativa foi uma aposta na educação muito bem-sucedida, que permitiu que analisássemos processos, procedimentos e os resultados na formação de jovens, que foram estimulados e preparados para as novas competências do milênio.”
“Com esse projeto conseguimos democratizar o acesso às novas tecnologias”, diz Maristela Barbara, diretora da Associação AlfaSol. “E o mais surpreendente foi perceber o quanto os jovens estão saindo do curso mais confiantes de suas próprias potencialidades. Essa experiência mostrou a eles que são capazes de enfrentar outros desafios. Isso é a maior conquista!”
Samsung oferece mais do que produtos para você ir além
A Samsung, líder mundial em tecnologia, oferece um portfólio de produtos para as pessoas desafiarem os seus limites e barreiras para alcançarem seus sonhos e objetivos de vida. A empresa tem a inovação em seu DNA e investe constantemente em pesquisa em desenvolvimento para oferecer o que existe de mais avançado em tecnologia para seus usuários. As pessoas são o foco principal da marca e, por este motivo, a Samsung oferece uma série de serviços, benefícios e experiências exclusivas para os clientes por meio dos programas de pós venda Samsung Care e Samsung Club, e pelo Samsung Social, programa de patrocínio a Institutos e Fundações para um mundo mais inclusivo e sustentável. Nós fazemos o inesperado para que você faça o impossível. #DoWhatYouCan’t.