Várias denúncias de que um segurança da marca Carrefour agrediu e evenenou um cachorro abandonado causou uma onda de protestos contra a rede varejista, em Osasco, na Grande São Paulo. Várias ONG´s e defensores dos animais usaram as mídias sociais para pedir o boicote à rede.
O caso teria acontecido na última sexta-feira, 30, no estacionamento do hipermercado. O inquérito para investigar as circunstâncias da morte do cachorro foi aberto nessa segunda-feira (3). A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) explicou que membros do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal de Osasco entraram com o pedido junto às autoridades. Segundo a denúncia, que depois viralizou pelas redes sociais, o cachorro foi agredido após um funcionário do Carrefour ser orientado a retirá-lo do estacionamento do local.
https://www.facebook.com/Ralfisilvaoficial/videos/745949962431725/?t=93
Carrefour Osasco – Manifestação nesse sábado 08/12 às 15h. Compareçam !!! pic.twitter.com/rC8GxLbmAB
— Van 🤟🏼 (@Van_de_Oli) December 4, 2018
Luisa Mell posta momento em que cachorro é agredido no Carrefour. A defensora dos animais ainda mandou recado ao agressor
https://www.facebook.com/LuisaMellOficial/videos/1969732769731260/?t=0
Veja a íntegra as notas da rede Carrefour:
“A rede repudia qualquer tipo de maus-tratos contra animais. Comprometido em manter a todos informados sobre o episódio ocorrido na loja de Osasco, nossa apuração preliminar apontou que o cachorro estava circulando pelo estacionamento há alguns dias. O Centro de Zoonoses de Osasco foi acionado por diversas vezes, mas não recolheu o animal. No dia do incidente, clientes se queixaram sobre a presença do cachorro, e, novamente, o órgão foi acionado. Um funcionário de empresa terceirizada tentou afastá-lo da entrada da loja e imagens mostram que esta abordagem pode ter ocasionado um ferimento na pata do animal. O Centro de Zoonoses de Osasco foi acionado novamente e compareceu ao local para recolhê-lo. No entanto, no momento da abordagem dos profissionais do órgão para imobilização, o cachorro desfaleceu em razão do uso de um “enforcador”, tipo de equipamento de contenção. A Delegacia especializada de Osasco (D.I.I.C.M.A.) abriu inquérito e está investigando o caso. Estamos colaborando com as autoridades, disponibilizamos todas as informações e imagens para que o fato seja solucionado.”
Nesta terça, um novo comunicado foi emitido.
Segunda Nota do Carrefour
“O Carrefour reconhece que um grave problema ocorreu em sua loja de Osasco. A empresa não vai se eximir de sua responsabilidade. Estamos tristes com a morte desse animal. Somos os maiores interessados para que todos os fatos sejam esclarecidos. Por isso, aguardamos que as autoridades concluam rapidamente as investigações. Qualquer que seja a conclusão do inquérito, estamos inteiramente comprometidos na reparação desse dano”.
O CNJ esclareceu sobre as penas para quem maltrata animais em uma postagem hoje, 04/12, no Instagram:
https://www.instagram.com/p/Bq-SPSmlVDv/?utm_source=ig_web_copy_link