Até o momento, foram resgatados 26 animais domésticos após o rompimento da Barragem I, em Brumadinho, Minas Gerais. Em nota, a Vale afirma que contratou profissionais e sua equipe interna para acolhimento dos animais que estão sendo resgatados. Confira na íntegra o comunicado:
“Cerca de 50 profissionais trabalham incansavelmente no resgate da fauna local nas duas margens do rio Paraopeba, após rompimento da Barragem I, em Brumadinho (MG). Até o momento, já foram resgatados 26 animais domésticos. A força-tarefa é formada por veterinários, biólogos e auxiliares, contando com voluntários, consultorias e funcionários Vale.
A ação é coordenada pela equipe de biólogos Vale em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, sendo que este mobilizou voluntários para auxiliarem nas ações de resgate e no atendimento nos centros de tratamento veterinário montados para o atendimento, onde estão sendo acolhidos os animais resgatados.
Veja depoimento de Rafael Rezende Silva, analista de meio ambiente da Vale
Além desses centros, a ação conta com uma unidade de atendimento móvel, que está sendo utilizada para dar os primeiros atendimentos aos animais resgatados.
Caso alguém tenha informações sobre animais em situação de risco e resgatados a Vale incentiva que a população utilize o 0800 285 7000 ou ligue para o Corpo de Bombeiros.”