Fortalecendo ainda mais sua relação com o ecossistema empreendedor de inovação, a Braskem estará presente na Campus Party (CP), entre os dias 12 e 17 de fevereiro, e aproveitará a participação no evento para anunciar que as inscrições para seus programas de aceleração e conexões com startups, reunidos na plataforma Braskem Labs, já estão abertas. Os visitantes da CP que tiverem interesse poderão fazer a inscrição no próprio estande da empresa, ou pelo site www.braskemlabs.com até 10 de março.
O espaço da Braskem terá um Escape Room em que os participantes da Campus Party serão convidados a desvendar desafios enfrentados por empreendedores. A programação do evento também envolve palestras sobre temas variados, como inovação, desenvolvimento sustentável e empreendedorismo.
O Braskem Labs foi criado em 2015 para incentivar projetos que promovam soluções sustentáveis por meio da química e do plástico. A plataforma contempla três programas voltados a empreendedores em diferentes estágios de desenvolvimento e objetivo.
O Scale, que já está em sua quinta edição, é voltado a empresas com soluções já validadas e disponíveis no mercado e reserva uma categoria especial para aqueles que contribuem com a redução da perda de alimentos; o Ignition, que busca boas ideias ou startups em fase de validação de seu modelo de negócio para transformá-las em negócios de impacto; e o Challenge, que busca soluções que resolvam problemas internos da Braskem de acordo com os desafios lançados por suas áreas, com a possibilidade de tornarem-se fornecedores ou parceiros da companhia. No site da plataforma o empreendedor poderá escolher o programa com maior aderência ao seu perfil.
De acordo com Luis Gustavo Ortega, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e líder do Braskem Labs, os programas são oportunos para empreendedores conseguirem o suporte necessário para escalarem seus negócios, crescendo e ampliando o impacto positivo gerado para a sociedade.
“Oferecemos mentorias para empresas em diferentes estágios por meio da plataforma Braskem Labs há quatro anos. No Scale, por exemplo, já foram 51 aceleradas, mais de 120 conexões de negócios realizadas, mais de 130 mentorias oferecidas e 40% das empresas que participaram do programa fizeram algum tipo de negócio com a Braskem. Ao longo deste período, percebemos que muitos dos participantes amadurecem e obtém conhecimento para alavancagem, inclusive, a ponto de receberem aportes de investidores logo após suas participações. O nosso maior ganho com todo este trabalho é gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente e, ao mesmo tempo, contribuir com o desenvolvimento humano dos empreendedores ao longo do programa e após ele, acompanhando o crescimento e buscando dar sustentação aos negócios ”, afirma o executivo.
Neste ano, o Braskem Labs conta com o apoio da aceleradora Quintessa para os programas de aceleração Ignition e Scale. A escolha se deu devido ao seu compromisso e foco em contribuir com startups que tenham impactos social e ambiental positivos, o que, de acordo com Ortega, está alinhado com o propósito da Braskem. “O Quintessa nos atraiu justamente pelo direcionamento em atuar com preocupações sociais e ambientais, algo que é bastante aderente à atuação da Braskem”, explica.
Entre os critérios gerais para seleção estão o nível de inovação das soluções apresentadas, potencial de mercado, perfil do empreendedor e da equipe envolvida, modelo de negócio e impacto socioambiental. É importante que os empreendedores tenham idade acima de 18 anos, sede em qualquer cidade do Brasil e disponibilidade para presença nos encontros realizados na cidade de São Paulo. Mais detalhes podem ser obtidos no site www.braskemlabs.com.br
Braskem Labs na Campus Party
Quando: 12 a 17 de fevereiro
Onde: Expo Center Norte (Rua José Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo)
Ingressos a partir de R$ 350
Informações em https://brasil.campus-party.org/