A ABA lançou ontem, 19 de fevereiro, durante o evento de celebração de seus 60 anos, o Manual de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos. O material é uma entrega do Comitê de Relações Governamentais da ABA, presidido por Juliana Vansan, diretora de Relações Governamentais da HEINEKEN Brasil, e conta com apoio da AMPRO e da HEINEKEN.
Mobilizando o tema na agenda da ABA, Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos da HEINEKEN, 1ª vice-presidente da ABA e sponsor do pilar de Advocacy da Entidade, comenta que “Estamos atentos às novas necessidades que empresas e marcas devem acolher em seu trabalho de marketing e comunicação. Combater o assédio em todas as suas formas é uma delas.”
O manual, dividido em quatro capítulos (Assédio: um problema sério de todos; Itens básicos que todo profissional engajado em eventos deve saber; Panorama: entendendo na prática; Procure saber: informações fundamentais), aborda o tema “assédio” de forma direta e eficiente.
“A ABA compreende a urgência do tema e, por isso, coloca o assunto em pauta com responsabilidade e seriedade”, afirma Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.
O material oferece um panorama de possíveis situações de assédio, sofridas por profissionais dos mais diversos cargos e posições hierárquicas, bem como as boas práticas de precaução que devem ser observadas. Sendo latentes as ocorrências de assédio em eventos, o guia traz maneiras responsáveis de abordagem pelas quais as equipes organizadoras podem se balizar.
“Apoiar esta entrega reforça a importância de olharmos de forma crítica o relacionamento entre as possíveis diversidades de gêneros, na forma como se estabelece hoje.”, comenta Juliana Vansan.
Em uma união de esforços, saberes, competências e propósitos, contamos com a expertise da Think Eva, núcleo de inteligência ligado à ONG Think Olga, que trabalha com o objetivo de empoderar mulheres por meio da informação.
“Ao respaldar a consciência contra o assédio sexual, em parceria com a Think Eva, a ABA reforça seu propósito de transformação da sociedade e dos Negócios tendo o Marketing como ferramenta essencial. Compreender o problema e enfrentá-lo é um dever de todos nós”, reforça Maíra Liguori, co-fundadora da consultoria Think Eva.
O apoio da AMPRO, fundamental para que a entrega do guia ao mercado fosse possível, assegura o alcance da consciência coletiva, envolvendo não apenas os anunciantes, mas também as agências de Live Marketing e diversos players da cadeia.
“Precisamos educar e capacitar para que o respeito e a tolerância sejam quesitos básicos de convivência em nossa sociedade e, principalmente, em nosso mercado.”, afirma Celio Ashcar Jr., chairman da AMPRO.
Acesse aqui o Manual ABA de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos.