Após pouco mais de ano da homologação pelo STF do Acordo de Planos Econômicos, muitos poupadores ainda têm enfrentado problemas para conseguir a restituição dos valores, o que tem gerado uma enxurrada de reclamações contra os bancos. Os poupadores alegam que a plataforma não funciona adequadamente e os bancos reclamados não adotam iniciativas próprias para o cumprimento do Acordo.
Por conta disso, o Idec encaminhou para a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) uma série dessas reclamações sobre dificuldades na plataforma de adesão a atrasos nos pagamentos dos valores acertados por diversos bancos e cobrou que medidas sejam tomadas.
As aferições foram realizadas pelo Idec desde o início do funcionamento da plataforma, até o mês de fevereiro deste ano e levam em conta os casos concretos de associados do Instituto e dados de milhares de reclamações feitas por poupadores, advogados e entidades.
Dentre as principais reclamações dirigidas aos bancos estão a falta de respostas às demandas encaminhadas para solução dos casos de acordo e a demora não justificada no processamento de dados encaminhados. Além disso, o Idec aponta solicitações e demandas não cumpridas.
Entre os bancos notificados estão Banco do Brasil, Banco Safra, Bradesco e Santander, que não realizaram ainda nenhum pagamento a associados do Idec. Até o momento, o Banco Itaú restituiu valores de 27% dos associados e em breve serão realizados os pagamentos de 40% dos associados que são clientes da Caixa Econômica Federal.