O MMA continua a despertar interesse em boa parte da população conectada, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE Repucom, os campeonatos da modalidade devem despertar a atenção de 30 milhões de fãs em todo o Brasil (entrevistados que afirmaram possuir “muito interesse” ou “interesse” na modalidade).
O levantamento é realizado com base no Sponsorlink, pesquisa do IBOPE Repucom que avalia o perfil, comportamento e hábitos dos apaixonados por esportes. A pesquisa destaca a participação feminina na torcida de MMA: dentre os 30 milhões de fãs desse esporte, 47% são mulheres. Além disso, 79% daqueles que acompanham o MMA são das classes B e C, com predominância da classe B (49%). Outro dado de destaque do estudo é com relação à idade: os fãs dessa arte marcial são os mais jovens: 44% têm entre 18 e 29 anos.
Geograficamente, os fãs se concentram na região Sudeste (44%), mas apresentam afinidade em relação ao perfil da população conectada nas no Norte e Nordeste, provavelmente devido ao volume de lutadores com carreira vitoriosa nascidos nessas regiões como Rodrigo Nogueira (Minotauro), Rogério Nogueira (Minotouro), Lyoto Machida, Renan Barão, José Aldo e o baiano Júnior Cigano, que entrará no octógono no próximo sábado (09/03) no UFC Fight Night 146 contra o americano Derrick Lewis pelos pesos-pesados.
Sobre o UFC, principal organização de MMA da atualidade, entre a parcela da população conectada que o conhece, mais de 70 milhões de pessoas, 40% afirmam ter alto interesse no campeonato. Já entre os fãs de MMA, o interesse pelo UFC chega a 78%, o maior nível de interesse entre as competições de MMA analisadas pela pesquisa.
“O UFC vive momento de renovação dos ídolos brasileiros, movimento natural após anos com diversos brasileiros em posse dos cinturões do campeonato. A Amanda Nunes, atual campeã de duas das quatro categorias femininas motiva e mantém o nível de interesse dos brasileiros pelo MMA, sobretudo o reconhecimento e torcida também do público feminino, que possui grande participação entre os fãs do esporte”, comenta José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.
Sobre o SPONSORLINK
É a maior pesquisa especializada em esportes do mundo. Presente em 12 países, o estudo oferece uma visão panorâmica dos hábitos e atitudes, consumo de mídia, categorias de produtos e serviços relacionados a esporte. Onda realizada em junho de 2018, representa a população de internautas brasileiros. Para esta pesquisa foram entrevistados 1.000 internautas, que representam 85,8 milhões de pessoas que acessam a internet no Brasil com mais de 18 anos.