Da telinha para o mundo real. Entre as oito animações mais assistidas no Brasil, a produção nacional Boris e Rufus sairá das telas da TV e dos computadores e se tornará brinquedo. A maior marca nacional de brinquedos do País, a Estrela assinou com a produtora Belli Studio a comercialização de quebra-cabeça, jogo da memória, bonecos de vinil e pelúcia dos personagens da série que ganhou o Brasil e as redes sociais no último ano. A previsão é que os brinquedos estejam disponíveis no mercado a partir de julho. “Empresa pioneira e atenta aos movimentos da sociedade há mais de 80 anos, a Estrela não poderia deixar de lado a boa contribuição da animação nacional com Boris e Rufus, trazendo para as lojas entretenimento e educação com os brinquedos licenciados”, diz Aires Fernandes, diretor de Marketing da Estrela.
O licenciamento e divulgação de marca contam com apoio e estratégia da R.Lab, incubadora para projetos audiovisuais da Redibra. As tratativas para tornar esse momento realidade duraram mais de um ano, com orientação de especialistas no setor, apresentações e muitas pesquisas. Para a confecção dos brinquedos foram avaliadas diversas métricas e tomados cuidados para garantir a segurança e didática de cada produto. “Para desenvolver o produto, é fundamental entender quem é a audiência do desenho, e quais produtos tem fit com a animação. Precisamos responder algumas perguntas, Para Quem? Para Que? E como?”, explica Julia Abeid, gerente de marketing R.Lab.
A parceria com grandes nomes como a Estrela e a R.Lab tornam Boris e Rufus ainda mais populares entre o universo infantil. O licenciamento faz com que a produção, até então restrita a alguns meios de comunicação, se transforme em algo tangível e assim possa se tornar ainda mais próxima do público-alvo. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Licenciamentos (Abral) divulgado em 2018, o licenciamento infantil representa a maioria dos produtos vendidos no país, atingindo 80% das movimentações do setor.
A apresentação oficial da parceria é realizada durante a 36ª Feira Internacional de Brinquedos (Abrin), realizada em São Paulo (SP) entre segunda-feira (18/3) e quinta-feira (21/3). No local, Boris e Rufus contam com um painel especial de apresentação dentro do estande da Estrela. “Queremos que as crianças comecem a identificar os personagens e a ter um diálogo maior com eles como amigos próximos”, explica a produtora executiva da Belli Studio, Aline Belli. O objetivo é ampliar a captação de recursos para expandir a produção de novas temporadas da série e especiais em diversas línguas para divulgação pela América Latina, América do Norte e Europa.
A expectativa é que ainda em 2019 a série de animação se torne parceira de uma grande varejista e de uma importante marca nacional no setor alimentício, podendo expandir a divulgação a mais setores. Além disso, a produção ganhará os teatros brasileiros com peça ‘Boris e Rufus, uma Aventura Digital’. Estrelada pelo ator Diogo Savalla, a produção é da companhia de teatro Rayes, do Rio de Janeiro. Ao todo serão oito apresentações entre abril e maio no Teatro Laura Alvim em Ipanema/RJ (Casa de Cultura). “Terá interação com imagens num telão, presença de bonecos articulados e atores trazendo uma proposta inovadora para a marca. É uma oportunidade para avaliar texto e ver o feedback do público de forma presencial e depois expandir”, acrescenta Aline Belli.
Sobre “Boris e Rufus”
Série premiada no festival “Chilemonos” (Chile) como a melhor série Latino-Americana, conta a história do ranzinza Boris e do brincalhão Rufus, o furão que pensa ser um cão. Eles são vizinhos do estrategista gato Leopoldo, influenciador renomado no universo pet. Todos os personagens acessam diariamente a interpetnet e outras tecnologias e vivenciam diversas aventuras. O trio também assume características e ambições humanas quando seus donos saem de casa. A animação busca abordar temas que focam na valorização da amizade e ajuda ao próximo, sempre de forma divertida e descontraída.
Produzida em Blumenau (SC) pela Belli Studio, a série passou a se tornar realidade há cerca de três anos, a partir do início do processo de animação e assinatura com o canal Disney XD. Em junho de 2018 a produção ganhou ainda mais espaço nacional ao entrar na grade nacional de programas da TV Cultura. Os fãs podem acompanhar as aventuras do trio também pelo Youtube.com/BoriseRufus. No canal são disponibilizados desde produções completas até episódios com libras e audiodescrição. Sucesso nacional, a produção ganhará uma nova temporada nos próximos meses. Com 13 novos episódios, a 2ª temporada contará com mais situações fantásticas e interação com os adolescentes.
Para assistir Boris e Rufus:
– Disney Channel: de segunda à sexta às 17h15min;
– Disney XD: de segunda a sexta às
13h45min;
– TV Cultura: às segundas-feiras, às 20h15min, com horário alternativo aos
sábados, às 19h30min, e aos domingos, às 15h45min;
– Canal Youtube.com/BoriseRufus.
Sobre a Estrela
Com mais de 80 anos de história, a Brinquedos Estrela possui uma trajetória marcada por qualidade e pioneirismo. Maior fabricante de brinquedos do Brasil, com três fábricas espalhadas pelo País, hoje a marca tem ampla atuação nas redes sociais, com manuais online de cada lançamento, em sintonia com a linguagem da nova geração de crianças conectadas, que querem criar, compartilhar e interagir. O posicionamento moderno da Estrela também fica evidente em seus recentes lançamentos, que vem convergindo a experiência física e a digital, como os jogos de tabuleiro Detetive, Banco Imobiliário e Jogo da Vida com aplicativo. Fazem parte do seu portfólio ícones como Ferrorama, Genius, Aquaplay, Cilada, entre outros.