Dados do site internacional de viagens Kayak confirmam o impacto positivo da isenção de vistos a estrangeiros sobre a procura pelo Brasil como destino turístico. Conforme levantamento do portal, desde a última segunda-feira (18), data do anúncio da dispensa do documento pelo governo federal, australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos reforçaram buscas por passagens aéreas para o país. A maior alta foi registrada na Austrália (36%), seguida de Estados Unidos (31%), Canadá (19%) e Japão (4%).
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avalia que os resultados evidenciam o acerto da decisão tomada pelo presidente Jair Bolsonaro. “Somente com a adoção do visto eletrônico para estes países, há pouco mais de um ano, a emissão total de documentos já havia crescido 35%. Com a facilidade proporcionada pela isenção, estamos certos de que cidadãos destes países terão mais interesse em conhecer o Brasil, contribuindo fortemente para a economia e a geração de emprego e renda”, aposta.
A pesquisa, baseada em dados de 21/03, considerou voos partindo de todos os aeroportos da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos com destino aos terminais do Brasil. Os números são fruto da comparação entre a média diária de buscas de 1º a 15 de março e o período de 18 a 20 do mesmo mês, para viagens de 1º de abril a 31 de dezembro de 2019. Segundo o MTur, os quatro países beneficiados pela isenção foram responsáveis por 9,5% (619 mil) do total de estrangeiros que vieram ao país em 2017.
A eliminação da necessidade de vistos às nações contempladas passará a valer a partir de 17 de junho. A estada no país poderá ser de até 90 dias, prorrogável pelo mesmo período, desde que não ultrapasse 180 dias, a cada 12 meses, contados a partir da data da primeira entrada em território brasileiro. A expectativa é de que a medida permita ao Brasil atingir a marca anual de 12 milhões de visitantes estrangeiros até 2022, contra os atuais 6,6 milhões, meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2018-2022.
DIVULGAÇÃO – Por meio da Embratur, responsável pela promoção do Brasil no exterior, o MTur prepara uma grande campanha de divulgação sobre a isenção de vistos para americanos, australianos, canadenses e japoneses. O trabalho envolve ações digitais, de relações públicas e de publicidade, com o objetivo de reforçar a divulgação da medida aos países beneficiados. A dispensa do documento, uma demanda histórica do trade turístico nacional, vai ser adotada antes de o governo Bolsonaro completar os primeiros 100 dias de administração.
CidadeMarketing com informações da MTur.