Fevereiro foi um mês forte para as vendas no varejo no Brasil, indicando um crescimento moderado para 2019. De acordo com o Mastercard SpendingPulse™, que fornece insights sobre as tendências gerais de gastos no varejo em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, o volume total de vendas para o mês – excluindo vendas de carros e de materiais de construção – cresceu 6,4% no comparativo com 2018. A média dos últimos três meses (dezembro a fevereiro) nos cinco setores de varejo analisados registrou crescimento de 3,6% e mantém uma tendência positiva de crescimento.
“Com o Carnaval em março, tivemos três dias úteis a mais em fevereiro, o que impulsionou as vendas na comparação ano a ano”, afirma César Fukushima, Diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil.
Quatro setores apresentaram crescimento acima do indicador de vendas totais na comparação ano a ano: supermercados, drogarias, combustíveis e artigos de uso pessoal, enquanto vestuário e móveis e eletrônicos ficaram para trás no crescimento total do varejo.
Na comparação com fevereiro de 2018, as vendas de e-commerce cresceram 12,1%. Dois setores puxaram os resultados do mês para cima: drogarias, que cresceram 26%, e vestuário, com crescimento de 13,6% no mesmo período. Devido a um bom momento no ambiente econômico do Brasil e mudanças no comportamento do consumidor, o setor de drogarias tem mostrado uma tendência de alta desde maio de 2018. As taxas de crescimento das vendas de produtos eletrônicos e hobbies e livros ficaram abaixo da média.
Desempenho nas regiões brasileiras: As regiões Centro-Oeste (7,4%) e Sudeste (6,6%) superaram o restante do país, enquanto as regiões Sul (6,1%), Nordeste (5,4%) e Norte (4,6%) tiveram desempenho inferior ao crescimento nacional das vendas.