Cresceu
em três pontos percentuais (3p.p) a intenção do consumidor em gastar mais nesta
Páscoa em relação ao ano anterior (de 31% passou para 34%), conforme constatou
a Boa Vista em sua Pesquisa sobre Hábitos de Consumo para a Páscoa.
Realizado com pouco mais de mil respondentes, ao longo do mês de março, o
levantamento da Boa Vista identificou ainda que 45% irão manter o padrão de
gastos na comparação com o ano passado (em 2018 eram 43%), e outros 21%
gastarão menos agora (eram 26%).
A pesquisa também identificou que 48% dos entrevistados pretendem gastar entre
R$ 50 e R$ 200 com as compras de Páscoa. Outros 47% disseram que gastarão até
R$ 50 por presente e 5% apenas acima de R$ 200.
Dos entrevistados, 81% disseram que pagarão as compras de Páscoa à vista.
Destes, 53% utilizarão dinheiro, 32% o cartão de débito, 14% o cartão de
crédito (parcela única) e 1% o carnê/boleto.
Por outro lado, dos 19% que pagarão de forma parcelada as compras realizadas
nessa Páscoa, 92% utilizarão o cartão de crédito (eram 87% em 2018) para pagar
as compras. 6% o carnê/boleto (eram 12% em 2018) e 2% a função de débito
programado (era 1% em 2018).
Ovo de Páscoa X Bombom
27% pretendem substituir o ovo de Páscoa por bombons como opção de presente
nesta Páscoa. No ano passado, 20% dos entrevistados fariam esta substituição.
Outros 49% ainda pretendem seguir a tradição e presentear com Ovos de Páscoa
(contra 54% em 2018).
59% dos consumidores levarão em conta o preço dos produtos para tomar a decisão
de compra (contra 57% em 2018). Outros 32% levarão em conta a qualidade (contra
35% em 2018). Lançamentos e novidades, embalagem e formato também serão levadas
em conta e que irão influenciar na compra, por parte da minoria dos
entrevistados.
Para 37% dos consumidores entrevistados pela Boa Vista, Páscoa é uma data que
gera despesas extras no supermercado (6p.p. abaixo que em 2018), além de gastos
com alimentação fora de casa (5%) e gastos com viagens (8%).
Compra de outros itens
Dos entrevistados, 57% farão compras de outros itens, além dos tradicionais
presentes de Páscoa. Dentre estes, destacam-se despesas com alimentação (63%),
itens para a casa (21%), lazer/viagem (11%) e brinquedos (5%).
57% gastarão entre R$ 50 e R$ 200 com a compra de outros itens que não sejam
relacionados à Pascoa. 20% gastarão até R$ 50 e 23% valores acima de R$ 200.
76% dos pagamentos destes outros itens, além dos relacionados à Páscoa, serão
pagos à vista. 24% deles parcelados. Estes números permaneceram praticamente
estáveis na comparação com 2018. Destes, 52% em até 2 vezes, 29% em até 3
parcelas e 19% em quatro ou mais parcelas.
Metodologia
A Pesquisa Hábitos de Consumo para a Páscoa, elaborada pela Boa Vista,
entrevistou 1.036 pessoas no período de 12 a 29 de março de 2019, em todo o
país. O universo é representado por consumidores que buscaram informações no
Consumidor Positivo da Boa Vista (www.consumidorpositivo.com.br),
assim como do mercado. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar
95% de grau de confiança e margem de erro de 3p.p, para mais ou para menos.
Início Notícias Pesquisa de Mercado 48% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 200 na...