Desde o dia 7 de março, quando a linha de antecipação de restituição de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foi reaberta, um total de 78 mil clientes já contrataram a modalidade no Banco do Brasil. Até o momento, o montante liberado soma R$ 219 milhões, o que representa crescimento de 19% em relação ao ano anterior. As contratações no autoatendimento (terminais, aplicativo e internet banking) já representam 48% dos negócios.
Com a linha de crédito, é possível antecipar até 100% do valor a ser restituído, limitado a R$ 20 mil, conforme o perfil do cliente. O pagamento é feito na data do crédito da restituição ou no vencimento do contrato, que será no dia 15 de janeiro de 2020, o que ocorrer primeiro. As taxas variam de acordo com o perfil do cliente e canal de contratação. Aqueles que optam pelo App BB ou internet banking contam com taxas de juros mais atrativas: a partir de 1,79% a.m.
A facilidade na contratação é destaque da modalidade: o cliente pode enviar o recibo da declaração do imposto de renda (necessário para confirmar a indicação do BB como banco recebedor da restituição) durante a contratação da operação de crédito, diretamente no App/internet banking. A confirmação da proposta é realizada sem que o cliente precise se dirigir a agência e o crédito é disponibilizado diretamente na conta corrente.
Para ofertar a melhor opção em crédito, são utilizadas ferramentas que permitem identificar a necessidade dos clientes. Nestas ofertas, são destacados os diferenciais da modalidade de antecipação e seus benefícios, em especial aos clientes que possuem dívidas mais caras e podem ter vantagem financeira ao realizar a antecipação do valor da restituição. Com isso, aproximadamente 60% dos clientes que contratam este crédito, utilizam o valor para quitar ou amortizar compromissos financeiros com taxas de juros mais elevadas.