RESULTADOS COMERCIAIS: FATOS RELEVANTES DO PRIMEIRO
TRIMESTRE
As vendas mundiais (veículos de passeio – VP + veículos utilitários – VU) do
Grupo Renault estão em queda de 5,6%, em um mercado em recuo de 7,2%. A
participação de mercado está estável, totalizando 4,1%, em alta de 0,1 ponto.
Na Europa, as vendas do Grupo estão em alta de 2,0% em um mercado em queda de
2,4%, principalmente graças à boa performance do Clio, Novo Duster, ZOE e
veículos utilitários.
No Brasil, as vendas do Grupo Renault estão em alta de 29,4%, com uma
participação de mercado recorde de 8,9%. O Kwid confirma seu sucesso na região.
Na Rússia, o mercado e os volumes do Grupo estão quase estáveis em comparação
com 2018, com uma penetração de 28,5%. O Lada Granta é o modelo mais vendido no
país.
Na Argentina e na Turquia, o Grupo continua a ganhar participações de mercado,
com vendas em recuo de respectivamente 47% e 42%, onde os mercados estão em
queda de 49% e 44%.
No Irã, o Grupo Renault interrompeu suas vendas devido à imposição de sanções
americanas desde agosto de 2018.
Os novos lançamentos de produtos estão em preparação, com a chegada em breve do
Novo Clio na Europa, ARKANA na Rússia, Triber na Índia e City K-ZE na China.
FATURAMENTO DO TRIMESTRE POR SETOR OPERACIONAL
No primeiro trimestre de 2019, o faturamento do Grupo atingiu 12.527 milhões de
euros (-4,8%). Com taxa de câmbio e perímetro constantes1,
a queda teria sido de 2,7%.
O faturamento da Divisão Automobilística com exceção da AVTOVAZ
ficou em 10.916 milhões de euros, em recuo de 6,3%. Esta variação é explicada
essencialmente por uma queda dos volumes (-4,7 pontos) e vendas às empresas
parceiras (-3,1 pontos). Os efeitos das taxas de câmbio foram negativos
em 1,5 ponto, principalmente devido à desvalorização do Peso argentino, Real
brasileiro, Rublo russo e Lira turca. O efeito dos preços ficou positivo em 0,3
ponto e os efeitos de mix em 1 ponto.
A Divisão deFinanciamento das vendas (RCI Banque)
teve um faturamento de 844 milhões de euros neste trimestre, em alta de
6,4% em comparação com 2018. O número de novos contratos de financiamento caiu
2,7%, principalmente devido a uma menor atividade na Turquia e Argentina. A
média de créditos em circulação aumentou 8,2%, para 46,5 bilhões de
euros.
A contribuição da AVTOVAZ para o faturamento do
Grupo ficou em 767 milhões de euros no trimestre, em alta de 7,1%, graças ao
crescimento das vendas da Lada, e apesar de um efeito negativo da taxa de
câmbio de 67 milhões de euros.
PERSPECTIVAS PARA 2019
Em 2019, o mercado mundial deve ter um recuo de aproximadamente 1,6%.
O mercado europeu deve ficar estável, com exceção de um cenário “Hard
Brexit”.
Fora da Europa, o mercado russo deve ter uma alta de 3% (em comparação com um
crescimento superior a 3% esperado anteriormente), e o mercado brasileiro deve
crescer 10%.
Neste contexto, o Grupo Renault confirma seus objetivos:
– faturamento em alta (com taxa de câmbio e perímetro constantes1),
– margem operacional do Grupo de 6%,
– fluxo de caixa livre operacional positivo da Divisão Automobilística.