Uma das séries de animação mais amadas pelos brasileiros ao longo das últimas três décadas, “Caverna do Dragão” acostumou uma geração inteira a acompanhar pela TV as aventuras diárias dos jovens Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto pelos encantos e perigos de um reino de fantasia, enquanto tentam descobrir um modo de retornarem para casa. Em nenhum outro lugar do mundo, a série fez tanto sucesso quanto no Brasil, país em que “Caverna do Dragão” permaneceu no ar por muito tempo, conquistando até mesmo filhos e sobrinhos dos fãs originais.
E é por estar em constante conexão com os brasileiros desde 1998, quando inaugurou sua fábrica no Brasil, que a Renault decidiu presentear os fãs de “Caverna do Dragão” com um live-action digno de Hollywood. Em campanha criada pela DPZ&T para o lançamento do Renault Kwid Outsider, a superprodução irá ao ar no dia 23 de maio. A ação de comunicação apresenta o conceito “Deixe o Impossível Para Trás”, que traça um paralelo com as aventuras de “Caverna do Dragão”.
“Lançamos a versão Outsider para celebrar o sucesso do SUV dos compactos, que
dá ao consumidor mais uma opção em design, segurança, conectividade e economia
de combustível. E com base no próprio nome do carro, pensamos em contextualizar
o Kwid Outsider nesta campanha da melhor maneira possível dentro do universo da
cultura pop. No caso de ‘Caverna do Dragão’, temos uma série que se tornou um
fenômeno no país, mas que nenhuma outra marca explorou seu potencial na
publicidade brasileira. A Renault é a primeira. ”, afirma Federico Goyret,
diretor de marketing da Renault do Brasil.
Depois que imagens da produção foram vazadas na internet, a Renault e a DPZ&T uniram forças numa parceria inédita com o Omelete. Como consequência, a estratégia seguiu com o portal, revelando que a Renault estava por trás do retorno da série animada, divulgando trailers e cartazes que poderiam muito bem fazer parte da estratégia de lançamento de um filme bastante aguardando da indústria do cinema americano.
Filmado na Argentina, perto da fronteira com Bolívia e Chile, o live-action
produzido pela Saigon e dirigido por Vellas preservou todos os códigos do
desenho, mas com o cuidado de não infantilizar a produção, já que a animação
original foi realizada em 2D. O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Game of Thrones foram
fontes de inspiração para trazer um aspecto contemporâneo à campanha, desde a
seleção do casting e do acting dos personagens até a confecção dos figurinos e
o trabalho de pós-produção para a composição do dragão Tiamati, da Uni e do
temido Vingador.
Na dublagem, destaque para o retorno do ator Orlando Drummond fazendo novamente a voz do vilão da saga, o Vingador. Assista aqui.
“Esta é uma campanha com um forte componente emocional, pois mexe com a memória afetiva do brasileiro. Estamos resgatando uma série que as pessoas amam e transformando a animação em personagens de carne e osso. E o Kwid Outsider será protagonista dessa aventura. Inspirados na indústria do entretenimento, a campanha conta com uma estratégia de um grande lançamento de cinema, incluindo buzz com conteúdo dos bastidores, pôsteres, teasers, trailers e, claro, a grande estreia.”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.
Ficha Técnica
Cliente: Renault
Produto: Renault Kwid
Agência: DPZ&T
Campanha: Caverna do Dragão
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Carlos Schleder
Direção de Criação: Fabio Mozeli
Criação: Leandro Dolfini, Fernando Saú
Supervisão de Criação Social & Digital: Danilo Dualiby
Criação Social & Digital: Danilo Dualiby, GabrielJorge Rosa, Juliana Moreira, Leandro Dolfini, Fernando Saú
Motion Graphics: Marcos Thuki
Atendimento: Daniel Jotta, Fabio Losso, Daniela Maldonado, Rodrigo Moraes, Laura Dante, Natasha Albuquerque, Gabriela Silva, Bruna Lelis, Bruna Sá
Planejamento: Fernando Diniz, Alexandre Knebel, Marcelo Bergonzoni, Alfredo Cardin
Mídia: Paulo Ilha, Patrícia Alves, Felipe Proença, César Nery, Guilherme Lucas, Gustavo Moraes,Camila Silva
VivaSix: Fernando Cipriano, Wanderson Rosa, Thais Souza e Luiz Albertho.
BI: Marcelo Azevedo, Carmen Prado, Bruno Matjas e Maria Troiano.
Projetos: Marcos Yamamura, Michele Almeida,Fernando Varella
Aprovação Cliente: Federico Goyret, Livia Kinoshita, Elisa Salgado e Nathalia Furlan
RTVC: Ducha Lopes, Paula Alimonda, Heitor Mendes e Ana Paula Ananias.
Produtora de Imagem: Saigon
Direção de Cena: Vellas
Diretor filmes Digitais: Luís Vilaverde
Produtor Executivo: Marcelo Altschuler
Assistente de Direção: Flavio Lanfredi
Diretor de Fotografia: Pierre Kerchove
Diretor de Produção: Reinaldo Faria
Produção Argentina: Equipe Salado
Figurinista: Giovanna Moretto
Diretor de arte produtora: Marcelo Reginato
Atendimento Produtora: Fernanda Gomes, Jin Park,
Tais Sanches
Coordenação de Produção: Carol Pessini/ Marina Blum/ Natália Cardoso/
Gabriela Mangieri
Coordenação de Pós-Produção: Virgini Fares/ Natália Herrera
Montador: Rami D’ Aguiar/ Paulo Miranda (digitais)
Produtora de Pós-Produção: Nash Production – Cirilo Bonazi
Finalização: Fabio Abreu
Cor: Bleach Filmes – Sergio Pasqualino
Produtora de Som: Quiet City Music+Sound
Atendimento Produtora de Som: Xanna D’aguiar e Karina Vadasz
Produtor Musical: Chris Jordão e Darren Solomon
Produção / sound design e finalização:Equipe Quiet City
Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum
ArtBuyer: Marcos Moura e Sonia Santos
Fotógrafo: Pedro Dimitrow
Tratamento de imagem, Ilustração 3D e hiper-realista: Platinum Fmd
Tratamento de imagem: Cesar Bonfim e Marcelo Reis
Sobre o Kwid Outsider:
O SUV DOS COMPACTOS
O Kwid apresenta características marcantes que o tornaram líder de seu segmento e a escolha de muitos brasileiros no momento de adquirir um veículo.
- Segurança: único com quatro airbags de série
O Kwid é o único veículo do segmento a trazer de série quatro airbags, sendo dois laterais e dois frontais, em todas as versões. São de série também duas fixações Isofix para cadeirinhas infantis e alertas visual e sonoro, além do pré-tensionador dos cintos de segurança dianteiros.
- Maior espaço interno e maior porta-malas
Com 2.423 mm de entre-eixos, o Kwid garante aos ocupantes um excelente espaço interno. No interior do veículo o ocupante do banco traseiro tem o maior espaço para os joelhos do segmento. O mesmo ocorre com o compartimento de bagagem, que acomoda 290 litros e é o maior da categoria. Com banco rebatível chega até 1.100 litros.
- Características SUV
O Kwid foi primeiro SUV compacto urbano lançado no Brasil. O veículo se destaca pela maior altura do solo (180 mm) da categoria e os ângulos de entrada (24°) e de saída (40°) dignos do segmento SUV.
- Carro mais econômico do segmento
A linha Kwid traz o moderno motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. A transmissão é manual de cinco marchas SG1, leve e eficiente.
Abastecido com etanol, rende 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Com gasolina, são 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm.
A versão Outsider mantém o baixo consumo de
combustível, característico do Kwid, veículo mais econômico do segmento no uso
misto. Na cidade, a versão faz 14,1 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol. Na
estrada, 14,4 km/l com gasolina e 10 km/l com etanol. No uso urbano, os números
são 13,8 km/l com gasolina e 9,8 km/l com etanol.
SUCESSO DESDE O SEU LANÇAMENTO
O Kwid foi inovador desde o seu lançamento. Já em sua campanha de pré-venda, o cliente podia realizar a reserva do seu veículo 100% on-line, por meio de um site exclusivo. Na ocasião, a Renault recebeu um número de pedidos quatro vezes maior do que o esperado.
A Renault inovou também no momento de venda do Kwid, ao lançar o K-Commerce, a primeira plataforma 100% on-line para a compra de um automóvel. Na plataforma o cliente consegue realizar todas as etapas de compra de um veículo: escolha da versão; definição da forma de pagamento, aprovação on-line do financiamento, se houver; pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários; emissão de boleto para pagamento; acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail. Em 2018, mais de 13 mil unidades do Kwid foram comercializadas por meio da plataforma.