Em um evento realizado recentemente na Prefeitura de Paris, Gustafson Porter + Bowman foi nomeado o vencedor de uma competição para reconstruir os arredores da Torre Eiffel – área que inclui os Jardins do Trocadéro e Champ de Mars, assim como a Torre e sua esplanada. O anúncio foi feito pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, juntamente com Jean-Louis Missika e Jean-François Martins, vice-prefeitos de Paris.
No ano passado, a Autodesk anunciou uma parceria com a Prefeitura de Paris para usar a metodologia BIM (Building Information Modeling) para criar um modelo 3D da área de 2,4 km2 nos arredores da Torre. O modelo foi revelado em maio de 2018, juntamente com os nomes das quatro equipes selecionadas para competir para redesenhar a área: Gustafson Porter + Bowman e BIM Services; AL_A e Quatorze-ig; Agence ter e Arcadis; e KOZ Architectes.
A Autodesk colaborou com as equipes durante o último ano para ajudá-las na viabilização de seus projetos, dando acesso a uma versão simplificada do modelo 3D no Autodesk Infraworks para que fosse utilizado durante os diferentes estágios do processo. A empresa também realizou workshops para ajudar as equipes a colaborar internamente e entender os desafios existentes, bem como definir os métodos de trabalho para a integração dos modelos.
“A Autodesk se orgulha de ter apoiado, ao longo de um ano, o projeto conduzido pela prefeitura de Paris e as quatro equipes selecionadas para a competição, em torno deste projeto de grande escala, único no mundo. O uso de um modelo digital inteligente, ferramentas de visualização 3D imersivas e metodologias colaborativas aceleraram significativamente a tomada de decisões e reduziram erros potenciais. Assim, os membros do júri foram capazes de mergulhar virtualmente nos projetos para visualizar todas as etapas propostas, além de sentir e experimentar a jornada futura dos visitantes. Parabenizamos à cidade de Paris por seu compromisso com este desafio digital, a equipe vencedora e todos os finalistas por adotarem métodos que ilustram o futuro da arquitetura e da construção civil “, disse Nicolas Mangon, vice-presidente de Negócios e Marketing da Autodesk.
A renovação da área da Torre Eiffel está prevista para ser concluída em tempo dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 e antes de outros grandes eventos que acontecerão na região, como a Exposição Universal 2025 e a Taça do Mundo de Rugby 2026. A reforma não é apenas estética, no entanto. Esta revitalização ajudará Paris a enfrentar desafios crescentes relacionados à energia, áreas verdes, redes de abastecimento, mobilidade, logística, gerenciamento de resíduos, segurança e inundações.
Agora que a equipe vencedora foi revelada, o público é convidado a compartilhar sua opinião sobre o design. Todos os quatro projetos estarão em exibição no Pavillon de l’Arsenal em uma exposição de um mês. A equipe vencedora considerará a opinião da população e implementará mudanças com base nas necessidades do projeto. Uma vez finalizado, ele passará por análises, simulações e aprovações oficiais necessárias, com o objetivo de garantir a licença de construção até o início de 2020, quando a revitalização poderá começar.
Confira os quatro projetos:
· Gustafson Porter + Bowman
· Amanda Levete Architects
· KOZ Architectes
· Agence Ter
Confira o vídeo do processo do modelo 3D