Seja como base da nutrição infantil, no café da manhã ou em outras refeições, o leite e seus derivados são escolhas certas nos carrinhos de compra do mundo todo. Por isso, diante da importância do item nos hábitos alimentares, a agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) elegeu a data de 01 de Junho como o Dia Mundial do Leite. No Brasil, estudo da Kantar confirma a popularidade da bebida e aponta que o tipo UHT ou longa vida, tem penetração em 91,5% dos lares.
Outro grande destaque da categoria é o leite fermentado, que aumentou 4 pontos de penetração nos últimos 12 meses terminados em março de 2019. Este número representa mais de dois milhões de novos lares comprando este tipo. O leite pasteurizado também cresceu na preferência dos brasileiros e registrou 10,3% de aumento em volume no mesmo período. Os produtos zero lactose também ganharam espaço e 20% dos lares já compraram alguma vez em 2018.
“A bebida possui grande importância nos hábitos alimentares dos brasileiros e o leite fermentado se destaca no último ano, sendo uma das categorias que mais cresceu em todo o mercado”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.
De acordo com o levantamento Brand Footprint da Kantar, entre as marcas de laticínios do País, a Italac é a preferida e foi a mais escolhida em 2018 entre todas as classes sociais. A marca goiana foi eleita 293 milhões de vezes pelos consumidores e esteve presente em 76,8% dos domicílios ao menos uma vez. Em seguida, a Piracanjuba foi escolhida 229 milhões de vezes e esteve na sacola de compras dos brasileiros em 71,5% das oportunidades.
Outras marcas consolidadas, como Qualy, Itambé e Vigor, também se destacam no ranking geral. Elas dividem com Italac e Piracanjuba, a preferência dos consumidores no Centro-Oeste e no Interior de São Paulo. Na região Sul, a catarinense Tirol é líder, seguida pela gaúcha Elegê e a paranaense Frimesa. No Nordeste, as locais Deline e Camponesa têm espaço certo nas geladeiras.