Ao contrário de outros países que comemoram o Dia dos Namorados em fevereiro, o Brasil celebra a data no próximo dia 12 de junho. Para o comércio, a celebração registra movimento positivo e, segundo levantamento da multinacional de painéis de consumo Kantar, é a segunda data em que os brasileiros mais gastam com presentes.
Os consumidores, em média, investiram R$94 por presente com esta finalidade em 2018. Em 2017, havia sido R$104. “A data perde apenas para o Dia dos Pais, ocasião que teve ticket médio crescente de R$94 para R$103 entre os dois anos anteriores”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.
O ranking de gastos com presentes é completo com aniversário de nascimento em terceiro lugar e Dia das Mães na quarta posição. O Natal vem em último com ticket médio de compra de R$64 em 2018. Vale ressaltar que quando se trata da quantidade de pessoas que presenteiam estas três datas ficam à frente.
E na hora de escolher o que comprar, as fragrâncias femininas são as preferidas, representando mais da metade dos presentes nesta data. Em seguida, aparecem as categorias de fragrâncias masculinas e produtos de cuidado com o corpo.