A rede social compartilhou os planos para a Calibra, uma nova subsidiária criada pelo Facebook com o objetivo de oferecer serviços financeiros que irão permitir que pessoas tenham acesso e participem da rede Libra. O primeiro produto que a Calibra irá lançar é uma carteira digital para o Libra, uma nova moeda global baseada na tecnologia blockchain. A carteira estará disponível no Messenger, WhastApp e em um aplicativo independente – e esperamos lançá-la em 2020.
Se você tem acesso à uma conexão de internet hoje, você consegue acessar todos os tipos de serviços úteis por pouco ou nenhum custo – desde manter contato com familiares e amigos, aprender coisas novas ou até mesmo começar um novo negócio. Mas quando isso está ligado a poupar, enviar e gastar dinheiro, isso acaba não sendo tão simples assim.
Para muitas pessoas no mundo todo, até mesmo serviços básicos financeiros ainda estão fora de alcance: quase metade dos adultos no mundo não possuem uma conta ativa em banco, sendo que esses números são maiores em países em desenvolvimento e ainda piores para mulheres. O custo dessa exclusão é alto – por exemplo, cerca de 70% dos pequenos negócios em países em desenvolvimento não conseguem ter acesso a crédito, e US$25 bilhões são perdidos todos os anos por migrantes em taxas para remessas de dinheiro.
Esse é um desafio que esperamos superar com a Calibra, uma nova carteira digital que você poderá usar para poupar, enviar e gastar o Libra.
Desde o começo, a Calibra permitirá que você envie Libra para quase qualquer pessoa por meio do seu smartphone, de maneira simples e imediata, como se estivesse enviando uma mensagem de texto de graça ou a baixo custo. Com o tempo, também esperamos oferecer serviços adicionais para pessoas e empresas, como pagar contas apenas apertando um botão, comprar uma xícara de café escaneando um código, ou usar transporte público sem a necessidade de carregar dinheiro ou um cartão de transporte.
Aqui está uma demonstração inicial de como será a experiência ao utilizar a Calibra:
Quando estiver disponível, a Calibra contará com um forte sistema de proteção de dados, para garantir que seu dinheiro e informações estejam seguros. Usaremos os mesmos processos de verificação e antifraudes que bancos e cartões de crédito utilizam, e teremos um sistema automatizado que irá detectar e prevenir comportamentos fraudulentos. Também iremos oferecer um suporte em tempo real para ajudar em caso de perda do seu celular ou senha – e se alguém conseguir acesso fraudulento à sua conta e você perder algum Libra como resultado disso, iremos oferecer um reembolso
Nós também adotaremos medidas para proteger a sua privacidade. A não ser em casos específicos, a Calibra não dividirá informações de conta ou dados financeiros com o Facebook Inc. ou nenhum outro terceiro sem o consentimento do cliente. Isso significa que as informações de conta e os dados financeiros de clientes da Calibra não serão usados para aumentar a assertividade de anúncios na família de produto do Facebook. Os casos limitados em que esses dados poderão ser usados refletem nossa necessidade de manter a segurança das pessoas, cumprir com a legislação e fornecer funcionalidades básicas para as pessoas que usam a Calibra. A Calibra utilizará dados do Facebook Inc. para respeitar a regulamentação, garantir a segurança das contas dos clientes, mitigar riscos e prevenir atividade criminal. Você pode ler mais sobre nosso compromisso com a privacidade e proteção de consumidores aqui.
Ainda estamos no estágio inicial de desenvolvimento da Calibra, e durante o processo iremos consultar uma grande quantidade de especialistas para assegurar que iremos entregar um produto que é seguro, privado e de fácil uso para todos. Estamos animados em dividir este momento com você e iremos lhe manter atualizado durante todo o caminho. Enquanto isso, caso você queira estar entre os primeiros a saber quando a Calibra estará disponível, você pode se inscrever aqui.
Este anúncio inclui informações sobre perspectivas futuras de produtos e de planos de negócios. Essas perspectivas futuras podem ser materialmente diferentes dos resultados devido a uma variedade de fatores e incertezas, muitos deles que não estão sob nosso controle. A data deste anúncio é 18 de junho de 2019, e qualquer perspectiva futura contida aqui é baseada em estimativas que acreditamos serem plausíveis nessa data. Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar essas perspectivas como resultado de novas informações ou eventos futuros.