O Congresso Internacional de Franchising ABF 2019 foi palco do anúncio e premiação das marcas brasileiras que conquistaram o 1º Certificado de Franquia Internacional ABF. O evento marca a programação da Franchising Week nesta quinta-feira (27/6).
Em sua fala de abertura, o presidente da ABF André Friedheim anunciou a entrega, a partir deste ano, da chancela que segue critérios de classificação por categoria semelhantes ao Selo de Excelência em Franchising. (Confira a lista das redes certificadas abaixo.) “Esta é uma distinção e um reconhecimento da ABF a todas as marcas presentes em outros mercados”, afirmou.
A ABF, em parceria com a Apex-Brasil, criou o projeto Franchising Brasil, que tem promovido a expansão de marcas nacionais no exterior. Para conquistar o Certificado de Franquia Internacional ABF, a rede necessariamente precisa integrar o projeto.
Dados da entidade mostram que em 2018 o País contava com 145 marcas em 114 nações, ante 100 países no ano anterior. “Isso mostra o amadurecimento das nossas franquias no mercado internacional, abrindo novos países e operando em locais que até então não eram explorados”, ressaltou Friedheim. Com a nova chancela, a expectativa é que esse número avance nos próximos anos.
Cases brasileiros no exterior
A entrada da iGUi nos Estados Unidos, maior mercado de piscinas do mundo, foi case do primeiro painel do dia. Fabio Khouri, diretor internacional da ABF, coordenou o painel com a participação de Jorge Mayer, sócio-diretor da iGUi.
Maior rede de franquias de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) do mundo, a iGUi sonhava em entrar nos Estados Unidos com a própria fábrica. O sonho foi realizado agora em 2019, com uma unidade fabril em Coco Beach, na Flórida. A marca brasileira já opera no país há dez anos, onde conta com dez lojas.
Agora, de acordo com Mayer, o próximo sonho a ser realizado é fazer com que a iGUi seja reconhecida na América pela qualidade em piscinas de PRFV.
Rodolfo Magalhães, CEO da Coife Odonto, com 174 unidades no Brasil, caminha para a primeira operação internacional, na China. Lá entrará como Vip Dental. “Recomendo que registrem a marca antes de ir”, alertou.
Segundo Magalhães, algo que aprendeu é que os chineses gostam de fazer amizade. O projeto começou há quatro anos, procurando aprender a cultura e foi muito bem planejado, disse.
O executivo reconheceu a importância da parceria entre ABF e Apex-Brasil. Ele contou que foi por meio desta parceria que a CCTV, maior rede de TV da China, gravou uma reportagem com a Coife Odonto no Brasil, exibida em rede nacional no gigante do oriente.
Gustavo Fruges, gerente internacional de marketing do Grupo Boticário, apresentou o case da companhia em Portugal, onde está presente há 33 anos, inicialmente com a marca O Boticário e há dois anos e meio com a franquia quem disse, berenice?, que opera com e-commerce para toda a Europa. Maior rede de franquias do Brasil em unidades, O Boticário é também a maior rede de cosméticos em terras lusitanas.
O trabalho desenvolvido pela Apex-Brasil nos esforços de internacionalização das marcas nacionais foi detalhado por Leonardo Machado, coordenador de internacionalização da Agência. Atualmente, a instituição conta com oito escritórios no exterior e 110 setores de promoção comercial (Secom) ao redor do mundo.
Machado detalhou os programas e estratégias de internacionalização oferecidos pela Agência, incluindo plataformas digitais, cursos online e missões internacionais que, no caso das franquias, são feitas em parceria com a ABF.
Confira as marcas premiadas com o Certificado de Franquia Internacional ABF: