Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga em curso superior presencial por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até as 23h59 desta segunda-feira, 1º de julho, para fazer a inscrição. A segunda edição de 2019 oferta 46.600 vagas em 1.756 instituições de ensino privadas de todo país.
Para concorrer, o candidato precisa ter feito qualquer uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões e não ter zerado a redação.
Além disso, podem solicitar o financiamento a juros zero aqueles cuja renda familiar mensal bruta, por pessoa, não ultrapasse três salários mínimos. O resultado do processo seletivo sairá no site do Fies, em 9 de julho, em chamada única.
Os candidatos não selecionados contam ainda com a lista de espera, quando terão a oportunidade de preencher vagas que eventualmente não foram ocupadas na primeira fase. Essa etapa ocorre de 15 a 23 de julho.
Em 2019, o Fies disponibiliza 100 mil vagas para cursos superiores. Na edição do primeiro semestre, 53.400 vagas foram ocupadas — 43.694 estão com contratos firmados e 9.706, em processo de contratação.
P-Fies – O programa também tem outra modalidade de financiamento para pessoas que recebem até cinco salários mínimos. Enquanto o Fies oferece financiamento a juros zero, o P-Fies dispõe de juros variáveis. Nesse caso, as condições de financiamento são definidas pela instituição de ensino e pelo banco.
A inscrição para o P-Fies também vai até as 23h59 desta segunda-feira, mas conta apenas com chamada única, ou seja, não tem lista de espera. O resultado, assim como o Fies, ficará disponível em 9 de julho.
Confira o passo a passo de como fazer a inscrição