Amstel, cerveja puro malte do Grupo HEINEKEN no Brasil, estreia campanha que lança um novo posicionamento para a marca no Brasil: “Com Amstel você se sente à vontade para ser quem você é”.
Com peças em diferentes mídias, incluindo filme na TV, a comunicação traz uma evolução do posicionamento anterior – “Com Amstel você é mais do que bem-vindo” – e extrapola características de produto ao reforçar os benefícios emocionais da marca, tendo como inspiração a sua origem na capital holandesa, Amsterdam, conhecida por ter um espírito de liberdade, autenticidade, respeito e receptividade.
A campanha dá continuidade às ações da marca durante o primeiro semestre, como o Amstel District, evento em SP que trouxe a atmosfera de Amsterdam para a cidade.
“A nova campanha reforça o papel democrático que Amstel sempre teve, fazendo com que as pessoas se sintam bem em diferentes momentos de consumo, seja entre amigos, falando de futebol, com a família etc. Falamos da liberdade de você ser quem você é, e ser respeitado por isso”, afirma Cecília Bottai Mondino, diretora de marketing das marcas economy e mainstream.
Nos filmes e peças de digital e OOH, Amstel passa a assinar “Puro malte nascida em Amsterdam. Aí sim”. Além de trazer uma mensagem direta reforçando atributos já reconhecidos da cerveja, também expressa como a qualidade de Amstel melhora a experiência do consumo, por meio de uma expressão popular: “Aí Sim”.
FILME NA TV E PEÇAS EM DIGITAL E OOH
O filme reúne pessoas em uma festa formal e a marca tem um papel protagonista na rota deste evento. O ator principal encontra uma geladeira de Amstel, descobrindo que a cerveja não é só uma puro malte, e sim, nascida em Amsterdam. As latas de Amstel são abertas, o som característico se transforma em sinfonia e as pessoas se sentem mais à vontade para serem quem são, seja ao abrir mão do sapato desconfortável, afrouxar o nó da gravata, relaxar a postura ou mesmo por encontrar alguém com características semelhantes às suas.
“No filme, Amstel reforça que, ao abrir uma cerveja puro malte, de excelente qualidade, nascida em Amsterdam, é possível se sentir livre para agir como gostaria, com um mundo de possibilidades se abrindo e tornando tudo mais prazeroso. É esse pensamento de liberdade, respeito, autenticidade e receptividade, presentes no DNA da marca e na cultura de Amsterdam, que buscamos trazer para o consumidor brasileiro”, afirma Cecília.
No digital, as peças apostam na divisão de tela para traçar um paralelo entre ações ocorridas em Amsterdã e no Brasil, com muita naturalidade, para reforçar o significado de se sentir à vontade para ser quem você é, com Amstel, além de explorar a mesma sinfonia utilizada no filme, que aparece como trilha em diversas peças.
“A campanha reforça que não importa onde, nem como, o mais importante é se sentir á vontade para ser quem você é. Liberdade, respeito, autenticidade e receptividade, são os valores de Amsterdam e da marca que buscamos comunicar nas diferentes peças da campanha de um jeito leve, coreográfico e musical”, afirma Nicolás Romanó, Diretor de Criação da J. Walter Thompson Brasil.
A campanha acontece entre julho e outubro, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Paraná.
FICHA TÉCNICA – AMSTEL – À VONTADE
Título: À Vontade
Produto: Amstel
Cliente: Heineken Brasil
Agência: J. Walter Thompson Brasil
CEO/CCO: Ricardo John
ECDs: Cassio Moron e Rodrigo Da Matta
Direção de Criação: Nicolás Romanó
Redator: João Gandara
Diretor de Arte: Vinícius Pegoraro
Head of Production: Maisa Delgado
Producer RTV: Marisa Toledo
Head of Client Services: Felipe Giacon
Atendimento: Marcos Richter, Luana Ferreira, Julianna Carvalho, Caio Sabag e Marcelo Honório
Head of Planning: Stella Pirani
Planejamento: Gisele Bambace, Erica
Rigobello
Head of Media: Giovanna Venturelli
Mídia: Stella Lopes, Juliana Magalhães, Ana Battaglini, Nicole Negrigo, Israel Bastos, Thiago Souza, Ludmila Celaschi
PR: Andrea Assef, Vivian Zeni
Produtora filme: LANDIA/M&A
Direção: Agustin Alberdi / Clara Berhmann
Diretor de Fotografia: Diego Robaldo
Produção Executiva: Carol Dantas & Sebastian Hall
Assistente de produção executiva: Larissa Delfini
Producer: Camilla Bastos
Assistente de
Direção: Camilla Andreoni
Diretor de Produção: Gisela Castilho
Diretor de Arte: Vera Arico
Stylist: Ana Wainer
Coordenação de Pós-Produção: Elton Bronzeli
Montagem: Tiago Gil
Correção de cor: Marla Colour Grading
Finalização: CLAN VFX
Produtora de som: LOUD
Produtor musical: Equipe Loud
Atendimento: Edu Bernardo
Locução: Tadeu Pinheiro
Aprovação Cliente: Bram Westenbrink, Eduardo Picarelli, Renan Ciccone e Fabrizio D’Angelo
Aprovação Cliente (Mídia): Natacha Volpini, Victor Soffiatti e Mariana Rabello