O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, inauguram, nesta terça-feira (23), o novo aeroporto de Vitória da Conquista (BA) – Glauber Rocha. A obra foi viabilizada a partir de dois convênios, no valor de R$ 79.944.710,71 milhões, dos quais 93,33% foram repassados pela União ao Estado da Bahia. O secretário Nacional de Aviação Civil do MInfra, Ronei Glanzmann, também participa da cerimônia, que está marcada para às 10h30, e deverá ter a presença do governador da Bahia, Rui Costa, e do prefeito Herzem Gusmão Pereira.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, o novo aeroporto é essencial para a conectividade do estado da Bahia. “Trata-se da maior obra da aviação regional do Brasil. E o governo federal deu continuidade a esse trabalho, mostrando que a infraestrutura para nós é uma questão de Estado”, afirmou Freitas. “É resultado de um esforço coletivo, o que faz com que esse equipamento importante seja entregue agora à sociedade baiana”.
O início das operações de voos comerciais está previsto para a quinta-feira (25). O novo aeroporto poderá receber aeronaves a jato de grande porte. O terminal está localizado nas proximidades da BR-116, a 10 km do centro de Vitória da Conquista. A pista de pouso e decolagem tem 2,1 mil metros de comprimento e 45 metros de largura.
Numa área de 6,1 milhões de metros quadrados, a estrutura do aeródromo inclui pátio para aeronaves, taxiway, rampa de equipamentos, subestação de energia, balizamento noturno, acessos viários internos e seção contra incêndio. A área total do terminal de passageiros é de 3,5 mil metros quadrados. O valor total da obra está estimado em R$ 105,8 milhões.