O carro que inaugurou o conceito de SUP (Sport Utility Pickup), um misto de SUV e picape, chega ao mercado unindo a elegância e a robustez que só o Fiat Toro 2020 poderia oferecer. Sucesso de mercado desde a sua primeira edição em 2016, a picape 4×4 apresenta as novidades da edição 2020 no filme “Pipas”. Criada pela agência Leo Burnet TM, a peça traz a assinatura da faz parte da campanha integrada para retomar o conceito “Brutalmente Lindo”, que traduz a junção entre potência e conforto de um SUV. O filme de 30” estreia nesta quinta-feira (15), no intervalo do Jornal Nacional.
“Fiat Toro é mais um ícone do design Fiat, líder de vendas desde seu lançamento, hoje com 29,7% de market share no segmento de picapes. Produto versátil que entrega beleza e brutalidade traduzidos nesta campanha de forma a demonstrar de forma lúdica que com o novo portfólio está ainda mais bruto e ainda mais lindo. Atualmente, a Fiat lidera todo o segmento das picapes, com Fiat Toro e Fiat Strada, abocanhando 38,5% de participação”, disse Frederico Battaglia, Diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.
Filmado em Maricá, Rio de Janeiro, o filme apresenta de modo cinematográfico uma disputa entre carros que ultrapassam desafios na estrada e brincam com leveza estética em uma competição de pipas no ar. Enquanto na terra os automóveis, brigam para ficar na frente, nas nuvens, as pipas puxadas pelos Fiat Toro entram em uma disputa lúdica em que um peixe pequeno é vencido por um tubarão e os dois são derrotados por um gigantesco sushiman. Durante a onírica corrida, entre curvas e ultrapassagens, são demonstradas atualizações da série como a Capacidade de Cargas de até uma tonelada, Tração 4×4 e Central Multimídia de 7” com Android Auto e Apple Carplay. A campanha apresenta três versões do carro: o Fiat Toro Endurence 1.8 MT5 Flex, o Fiat Toro Volcano 2.0 AT9 Diesel e o Fiat Toro Ranch 2.0 AT9 Diesel.
“Para mostrar a dualidade do carro, o filme traz uma perseguição em terra entre três Fiat Toro, em um terreno cheio de elevações e pedras, demonstrando toda a brutalidade do carro. Metaforicamente, a mesma perseguição acontece no céu com a beleza de três pipas gigantes puxadas pelos carros”, explica Tomas Correa,”, explica Tomas Correa, Diretor de Criação da Leo Burnett TM.
As versões do filme serão veiculadas na Rede Globo e canais da TV por assinatura como a Fox, Fox Sports, TNT, Space, Discovery, Discovery H&H, History Channel, Cinemax e AXN. A estratégia de comunicação contempla inserções do vídeo de 30´´ e vinhetas de 5´´ nos programas Papo de Segunda, The Taste, Futebol Sportv, Linha de Passe ESPN, Sessão de Domingo Megapix, Premiações da Viacom.
Além da veiculação nos meios tradicionais, também foi criado um ecossistema completo, envolvendo todos os canais de comunicação virtual para compartilhar as novidades e reforçar o posicionamento do carro. Em uma estratégia de “cauda longa”, foram criados conteúdos exclusivos para engajar conversas no Facebook, Instagram e YouTube. Pensada para os diversos públicos, foi desenvolvida uma segmentação a partir de comportamentos e interesses que entrega peças específicas para cada tipo de pessoa. O intuito é fortalecer a conexão de determinado público com o conteúdo que será direcionado especificamente para ele. Essa é uma das campanhas em que foram criadas mais variáveis no digital pela Fiat. Por meio de uma vasta gama de linhas criativas no digital e social, serão contempladas personas que têm interesse em música, segmento automotivo, negócios, agropecuária e pets, por exemplo. Com um material feito exclusivamente para impactar cada tipo de cluster.
FICJA TÉCNICA
Agência: Leo Burnett Neo Comunicacão Ltda
Título: Pipas
Produto: Toro
Anunciante: FCA Fiat Chrysler Automóveis Ltda
CCO: Marcelo Reis
VP/ECD: Wilson Mateos
Diretor Geral de Criação: Pedro Utzeri
Diretor de Criação: Tomas Correa
Redator: Thiago Lins
Diretor de Arte: Fernando Lyra
Assistente de Arte: Henrique Xavier
Diretor de Criação Digital: Bruno Tozzini
Criação Digital: Luis Rombino, Rachel Lucchesi, Rodrigo D’angelo e Carolina Levy
Criação Social: Jota Marin, Guido Michellis, Caique Dantas e Wagner Ximenes
Diretor de Integração: Denis Gustavo
Diretora de Conteúdo: Andreza Aguiar
Diretora de Produção Integrada: Maria Fernanda Moura
RTV: Rita Costa
Art Buyer: Mauro Moura e Daniel Gonçalves
Atendimento: Fabio Brito, Karol Alberti, Luisa Prado, Ana Ceolin, Vitor Borragine, Henrique Assis, Giovanna Rodrigues, Jéssica Saravalli, Cecília Elia e Nathan Simeão
Mídia: Andrea Hirata, Daniela Franco, Carla Caramante, Marcelo Iwakiri, Paula Ricarte, Vitor Perazza, Bianca Malfatti, Beatriz Lindner, Julia Martinez, Lucas Rivas e Cesar Rodrigues
Planejamento: Tiago Lara, Gustavo Zilles, Vinicius Azeredo E Andressa Rodrigues
Aprovação no Cliente: Frederico Battaglia, Malu Antônio, Ana Brant e Ana Pepino
Produtora de filme: Vetor Zero
Diretor: Mateus de Paula Santos e Nando Cohen
Diretor Fotografia: Will Etchebehere
Produção Executiva: Alberto Lopes, Sérgio Salles e Francisco Puech
Atendimentos: Marcia Guimarães e Thaís Lopes
Pós-produção: Equipe Vetor Zero
Finalização: Tatiana Caparelli
Produtora de som: Antfood
Criação e produção de trilha: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Pedro Curvello
Finalização: Tiago Mago, Fabian Jorge, Pablo Homem de Melo e Bruno Broaska
Atendimento: Renato Castro e Christiane Rachel
Ilustração e tratamento de imagens: Studio Boreal
Data 1ª veiculação: 15/08/2019