Com uma história de mais de quatro décadas no país, a Fiat reafirma a sua ligação e incentivo ao Brasil como particionadora das Seleções Brasileiras de Futebol. Para ajudar a reescrever a história do futebol feminino, a montadora em uma parceria entre o CRIE (hub de Conteúdo e Criação Digital da Fiat Chrysler) e a agência Leo Burnet TM criou um filme sobre um gol histórico que nunca teve o reconhecimento merecido. Marcado por Elane dos Santos, o lance ocorrido em 1991 no primeiro Mundial de Futebol Feminino, na China, consagrou a ex-capitã como a primeira brasileira a marcar gols em mundiais. Sem registro até agora, a jogada foi reconstituída em um vídeo de 60´´ veiculado nesta quinta-feira (29) na partida do Brasil contra a Argentina pelo Torneio Internacional Feminino. O vídeo estreou no telão do Pacaembu, durante o intervalo da disputa. No Instagram e Facebook, a jornalista @Alê Xavier do Canal @Desimpedidos e as jogadoras @Formiga, @Debinha e @Cristiane, compartilharão conteúdos em seus perfis nas mídias sociais para engajar os seguidores em prol do futebol feminino. Um vídeo estendido de dois minutos será compartilhado nos canais oficiais da Fiat para contar mais detalhes desta narrativa.
“A Fiat é a mais brasileira das montadoras e nada mais natural do que reforçar a nossa ligação com o Brasil nesta parceria de quatro anos com o patrocínio as Seleções brasileiras de futebol. Para fortalecer a estratégia integrada que vem sendo criada e será apresentada em diversas ações até 2022, recriamos este gol para prestar a devida homenagem a essa importante atleta do futebol feminino”, disse Frederico Battaglia, Diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.
Caso alguém procure na internet a primeira pessoa que fez um gol pela seleção, as imagens que surgem não são a da sua autora. Nas páginas de pesquisa, a figura da zagueira Elane do Santos não aparece. Para valorizar a figura de Elane e de outras tantas jogadoras que não são lembradas pelo grande público, o filme “Primeira Brasileira a fazer gol em Mundiais” por meio de depoimentos e a reconstituição do gol feito contra a Seleção do Japão ajuda a vencer o resultado que foi imposto pela história. Confira aqui a versão de dois minutos assinada pela agência Leo Burnett TM:
“Essa peça é a primeira de uma plataforma. Aproveitando que a Fiat é agora um dos patrocinadores oficiais da Seleção, queremos colocar luz sobre a história e as glórias do futebol feminino nacional, muitas vezes negligenciadas, pouco reconhecidas ou até mesmo esquecidas. Essa é a chance de corrigirmos isso. Mais do que uma peça com conteúdo, essa é uma peça com propósito”, disse Wilson Mateos, Vice-presidente de Criação da Leo Burnett.
A estratégia de comunicação pensada pelo CRIE (hub de Conteúdo e Criação Digital da Fiat Chrysler) contempla conteúdos personalizados para o Instagram, Facebook e Youtube. Conhecida pelas suas coberturas de eventos esportivos para o canal Desimpedidos, a jornalista Alê Xavier compartilhará com os seus seguidores todos os lances antes, depois e após o jogo. Para convocar ainda mais gente para a campanha, as jogadoras da Seleção, Debinha, Formiga e Cristiane, publicarão conteúdos em seus perfis oficiais para ajudar a amplificar e reescrever esta história.
Patrocínio da Seleção
A parceria tem duração de quatro anos e abrange todas as Seleções de futebol do Brasil: de base, olímpicas e principais, masculinas e femininas. O vínculo cobre competições internacionais, como a Copa do Mundo Feminina (França), Copa América Brasil em 2019, Copa América de 2020, Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), em 2020, e a Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Conheça mais das ações da Fiat através dos canais:
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Youtube: https://www.youtube.com/user/fiat
Ficha Técnica:
Agência: Leo Burnett Tailor Made
Título: “A primeira brasileira a fazer gol em mundiais”
Anunciante: FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda.
CCO: Marcelo Reis
VP/ECD: Wilson Mateos
Diretor Geral De Criação: Pedro Utzeri
Diretor de Criação: Tomas Correa e Bruno Tozzini
Redator: Alex Villena e Guido Michaelis
Diretor de Arte: Sttenio Costa, Jota Marin e Caique Dantas
Diretora de Conteúdo: Andreza Aguiar
Diretor De Integração: Denis Gustavo
Conteúdo: Wagner Ximenes, Gabriela Araujo, Nayara Keullen, Fabio Favero
Diretora De Produção Integrada: Maria Fernanda Moura
RTV: Patrícia Cosmo
Atendimento: Fabio Brito, Karol Alberti, Vitor Borragine, Nathan Simeão
Planejamento: Tiago Lara, Gustavo Zilles, Guilherme Anchieta, Vinicius Azeredo, Tiago Reis, Renata Mora
Aprovação: Frederico Battaglia, Arthur Mendes, Barbara Bono, Nathalia Aguiar
Produtora De Filme: TILT REC
Diretor: Beto Macedo
Diretor Fotografia: Vinicius Colé e Beto Macedo
Assistente de Direção: Vivi Acatauassu
Produção Executiva: Gabriel Braga (Porqueeu Filmes)
Produtores: Bruna Ciccarello (Porqueeu Filmes), Marcos Vitoriano (Porqueeu Filmes)
Pós-Produção: Tiago Berbare, Marcos Silva, Marco Oliveira (CORE Grading)
Produtora de Som: TILT REC
Criação e produção de trilha: Marco Gerez
FINALIZAÇÃO: Marco Gerez
SFX: Tiago Berbare
Atendimento: Gabriel Braga (Porqueeu Filmes)
Fotógrafa: Juliana Rocha
Data 1ª veiculação: 29/08/2019