Para celebrar o patrocínio ao Sport Club Corinthians Paulista e fazer a festa com a torcida no dia do aniversário do clube (1º de setembro), a ALE —quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil— levou para a Arena Corinthians um “torcedor” de 23 metros de altura. Em frente ao estádio e do tamanho de um prédio de oito andares, um inflável gigante foi erguido momentos antes da partida contra o Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro. Com mais de 4,5 metros de largura e volume de 450m³ (equivalente, em litros, a 900 tanques de combustível de carros populares), a ação “O Maior Torcedor do Mundo”, criada e desenvolvida em parceria com a agência Espalhe, faz parte de uma sequência de ativações que reforçam o patrocínio da ALE ao Corinthians, iniciado em março de 2019.
No dia do jogo, a hashtag #OMaiorLoucoDoBando foi usada pelos torcedores, que fizeram fotos, vídeos e interagiram com o mais “novo mascote” do Timão. Com um contrato que vai até março de 2020, a parceria entre a distribuidora e o time também já rendeu outras ações, como a Blitz ALE no Esporte, que transformou os postos em espaços de relacionamento com o clube e os clientes.
“Com um plano de marketing agressivo para comunicar nosso retorno como marca parceira dos esportes, patrocinamos a Equipe Full Time, que tem Rubens Barrichello como piloto, o Rally dos Sertões e também temos uma parceria especial com o Corinthians. Estampada na camisa de um dos clubes mais amados do Brasil, a marca desenvolveu, durante todo o ano, diversas ações. E no aniversário do time levamos o Maior Torcedor do Mundo para animar a festa corintiana. Sabemos que, para presentear uma das maiores torcidas do mundo, é preciso algo impactante. Faz parte do DNA da ALE a realização de ações inusitadas que criam memória afetiva junto ao seu público-alvo. Afinal, se lá tem um ‘bando de loucos’, nada mais apropriado do que fazermos uma loucura dessas”, afirma Diego Pires, diretor de Marketing da ALE.
O Maior Torcedor do Mundo
Concebida junto com a Espalhe, a ação reforça a expertise da agência do Grupo Publicis em criar ativações disruptivas e amplificar conteúdo. Pensado de maneira criativa, o PR Stunt surpreendeu quem foi ao estádio e impactou a audiência da marca e do clube nas mídias sociais, com a hashtag #MaiorTorcedorDoMundo. A estrutura de 300 quilos, que foi concebida em parceria com a Taiga Infláveis Gigantes, mobilizou 22 funcionários da empresa para ser finalizada em tempo recorde e alegrar os corintianos, jornalistas e influenciadores que foram ao estádio. Para compartilhar toda essa festa em tempo real, foram feitos vídeos diretamente da Arena para serem publicados nas mídias sociais da ALE e do Corinthians. “A especialidade da Espalhe é transformar marcas, produtos e serviços em assunto. O Bonecão é uma forma divertida e proprietária de fazer isso pela ALE”, diz Patrícia Albuquerque, diretora-geral da Espalhe.
A estratégia para a interação criou experiências ao redor do estádio não só no momento do jogo, mas também nos instantes que antecederam a partida. Para o engajamento do público, na frente da Arena foi montado um espaço instagramável em que os participantes que tirassem fotos como “bonecões” e postassem a hashtag nas mídias sociais ganhariam brindes. Agentes da ALE vestidos como frentistas interagiram com o público enquanto contavam sobre a ação e distribuíam adesivos comemorativos para as pessoas colarem em seus carros. Também foi lançada a landing page www.omaiorloucodobando.com.br para o torcedor se transformar no “maior louco do bando”.
A ação se desdobrará em conteúdos para mídias sociais, como Facebook e Instagram, em um vídeo hero. O material com bastidores da produção e relatos de quem estava lá será compartilhado amplamente no ambiente digital. Nos próximos meses, outras ações reforçarão o investimento da ALE Combustíveis no esporte.
Blitz ALE no Esporte
Além da ação do Bonecão, a marca também criou diversas outras interações ao longo do ano. No início deste mês, por exemplo, a companhia deu largada à Blitz ALE no Esporte, edição Corinthians. A ativação passará por cerca de 80 postos espalhados em seis Estados brasileiros (São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte).
Pensada para fazer com que os pontos de venda também sejam um espaço de experiências, a ação altera a rotina dos funcionários e clientes. Convidados por rádios, que fazem chamadas ao vivo, os clientes descobrem o posto que está com a blitz e encontram um carro de som, promotoras, locutor, balão inflável e distribuição de brindes personalizados para quem utilizar a hahstag #ALEnofutebol nas mídias sociais. Ao longo dos próximos meses, estão previstas mais outras oportunidades de relacionamento e ativações especiais.