Projeto liderado pela professora Karina Dias, do Centro Universitário Unifacisa, em Campina Grande (PB), foi selecionado na categoria “Universidade & Microempreendedor” do programa Empreenda Santander. A instituição de ensino foi reconhecida pelo trabalho de capacitação da empreendedora Erika Nascimento de Souza, que tem uma loja de roupas plus size na cidade de Sapé chamada Big Cats.
A empreendedora levou R$ 5 mil para aplicar em seu negócio, enquanto a instituição de ensino recebeu R$ 15 mil para continuar o trabalho. Nessa categoria, foram finalistas outras nove equipes acadêmicas. Todas receberam orientação da Aliança Empreendedora para capacitar microempreendedores em suas regiões usando a metodologia da organização.
“Nós já tínhamos um trabalho forte com empreendedorismo na Unifacisa, mas essa experiência abriu nossos olhos sobre como podemos ampliar nosso leque. Aprendemos uma metodologia leve, lúdica e dinâmica. Vamos conseguir aplica-la em todos os trabalhos de agora em diante”, conta a professora.
A empreendedora Erika começou a trabalhar auxiliando o marido na feira livre, aos 17 anos, mas sempre sonhou em ter negócio próprio. Agora já com quatro filhos, estava tendo dificuldades financeiras e buscou ajuda para alavancar seu comércio de roupas plus size. Assim encontrou as capacitações do Empreenda Santander.
“Eu quero crescer, atender melhor meus clientes e, no futuro, comprar meu ponto para não depender mais de aluguel. Acredito que, se eu colocar em prática tudo o que aprendi nas capacitações, vou conseguir realizar esse sonho”, disse.
Disseminação da cultura empreendedora
Todos os professores e empreendedores finalistas passaram a ser aliados para propagar os conhecimentos de empreendedorismo recebidos. “A metodologia que ensinamos fica com eles para que possam usar em outros projetos, para capacitar outros empreendedores em suas regiões. Entre os finalistas temos parceiros na promoção da cultura empreendedora no Brasil”, afirmou a coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora, Luci Vieira.
O presidente do Santander Brasil, Sergio Rial, parabenizou a todos os finalistas pelos trabalhos realizados. “Esses microempreendedores abraçaram o risco de empreender e fizeram disso a mola que impulsiona suas vidas”, disse.