A PepsiCo Inc. (NASDAQ:PEP) publicou hoje seu Relatório de Sustentabilidade 2018 que define o progresso da empresa em direção às suas metas de sustentabilidade e anuncia um novo propósito para a sua agenda de sustentabilidade: ajudar a construir um sistema alimentar mais sustentável.
“Como líder global em alimentos e bebidas cujos produtos são apreciados por consumidores mais de um bilhão de vezes por dia e que opera uma cadeia de abastecimento agrícola em mais de 60 países, nós sem dúvida contribuímos para enfrentar os desafios do sistema alimentar moderno, das mudanças climáticas à escassez de recursos, do descarte de embalagens à desigualdade de renda,” diz Ramon Laguarta, CEO da PepsiCo e Chairman. “Estamos comprometidos em acelerar o progresso na nossa agenda de sustentabilidade.”
Os esforços da PepsiCo para ajudar a construir um sistema alimentar mais sustentável representam um elemento-chave na ampla visão da empresa de crescimento acelerado e sustentável, conhecida como Vencer com Propósito. Como parte dessa visão, a PepsiCo está empenhada em ser uma empresa melhor, incorporando ainda mais propósito em seus negócios e marcas e fazendo ainda mais pelas pessoas e pelo planeta.
O Relatório de Sustentabilidade 2018 da PepsiCo destaca o progresso e as metas em seis áreas prioritárias para a construção de um sistema alimentar mais sustentável:
- Agricultura: ao trabalhar para escolher ingredientes provenientes de cultivos mais sustentáveis, a PepsiCo está elevando os padrões para o uso eficiente de recursos, consciência ambiental e direitos trabalhistas em fazendas ao redor do mundo. Até o final de 2018, mais da metade das safras de matérias-prima usadas pela PepsiCo, como batata, milho, aveia e laranja foram certificadas como sendo de origem sustentável por meio do Programa de Agricultura Sustentável da empresa. A empresa continua trabalhando na direção do seu objetivo de alcançar 100% até o final de 2020. 100% das batatas chips do portfólio Frito-Lay América do Norte, incluindo Lay’s® e Ruffles®, já são feitas com batatas norte-americanas de origem sustentável.
- Água: ao trabalhar para administrar os recursos hídricos ao longo da sua cadeia de valor de maneira ainda mais responsável, a PepsiCo está focada na melhoria da eficiência de água em áreas de cultivo com risco hídrico, em operações de fabricação e em reconstituir 100% da água consumida na fabricação em áreas de alto risco hídrico até 2025. A empresa está centrada em usar sua importância e conhecimento para advogar por políticas e práticas que protejam as bacias hidrográficas locais. Além disso, em 2018, a Fundação PepsiCo ajudou a fornecer acesso à água potável a 6 milhões de pessoas – aumentando o número total de beneficiários para 22 milhões desde 2006.
- Embalagem: a PepisCo anunciou recentemente um novo objetivo de reduzir em 35% a quantidade de plástico virgem em todo o seu portfólio de bebidas até 2025. A empresa também visa utilizar 25% de conteúdo reciclado nas suas embalagens plásticas até 2025 e 50% de conteúdo reciclado nas suas garrafas plásticas na União Europeia até 2030. A partir do ano que vem, o LIFEWTR® será embalado nos Estados Unidos em garrafas 100% feitas de plástico reciclado e o bubly™ terá somente embalagens de alumínio. Além disso, ao continuar avançando com a sua estratégia “Além da Garrafa” (“Beyond the Bottle”), principalmente no seu negócio SodaStream®, a empresa estima que deixará de usar 67 bilhões de garrafas plásticas de utilização única até 2025.
- Produtos: a PepisCo continua a melhorar as opções oferecidas aos consumidores reduzindo a adição de açúcares, sódio e gordura saturada e expandindo seu portfólio de produtos com inovações e aquisições baseadas em ingredientes nutritivos. Somente nos Estados Unidos, a PepsiCo tem cerca de 500 opções de bebidas com 100 calorias ou menos por cada 355 ml (12oz.) e em 2018 e início de 2019, somou marcas como Bare Snacks® e Cytosport (fabricantes do Muscle Milk© e da EVOLVE® Protein) ao seu portfólio.
- Clima: a PepsiCo estabeleceu uma meta de reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa na sua cadeia de valor em pelo menos 20% até 2030, em relação a 2015. Em 2018, a PepsiCo reduziu a emissão de Escopo 3 (que não são de operações diretas da companhia) para aproximadamente 2,2 milhões de toneladas métricas, além de diminuir as emissões de Escopo 1 e 2 em 6,4% dentro das operações diretas. Desde promover práticas agrícolas compatíveis com o meio ambiente e ampliar a sua frota de veículos com baixas emissões de carbono, a aumentar o uso de energias renováveis nas suas operações de fabricação, a PepsiCo está diminuindo as emissões ao longo da sua cadeia de valor para mitigar o impacto da mudança climática.
- Pessoas: como parte do seu compromisso permanente de aumentar o potencial de rendimentos das mulheres em todo o mundo, a PepsiCo e a Fundação PepsiCo investiram U$ 27,3 milhões desde 2016 para apoiar iniciativas que beneficiam mulheres nas comunidades onde opera. Atualmente, as mulheres compreendem 40% das gerentes da PepsiCo mundialmente.
Laguarta continua: “Estou orgulhoso do nosso progresso significativo e dos esforços conjuntos da nossa equipe, mas esses esforços são só o começo – ainda temos trabalho para fazer. Promover a sustentabilidade e ser uma empresa com mais propósito terão papel fundamental para o futuro da PepisCo. Eu acredito firmemente que a liderança de negócio no século XXI deve incluir responsabilidade com o nosso planeta, com as nossas comunidades e com as futuras gerações.”
O Performance Metrics Sheet, que resume brevemente o progresso da PepsiCo com relação às suas metas de sustentabilidade, complementa o relatório desse ano. Informações mais detalhadas sobre as políticas e performances relacionadas a assuntos-chave específicos podem ser encontradas na seção ESG Topis deste website.