Teve presente sim: o Dia das Crianças puxou a alta média de 3,1% das vendas do comércio paulistano na primeira quinzena de outubro ante igual período de 2018. O resultado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ficou acima da média de 2% projetada anteriormente.
O movimento de vendas à vista registrou o maior crescimento, com alta de 5,3% – o que refletiu basicamente a demanda de compras para a data, como brinquedos, roupas infantis e itens de menor valor para presentear os pequenos, segundo o economista da ACSP Emílio Alfieri.
Já às vendas a prazo cresceram menos no período – 0,8%, segundo o levantamento -, sendo que prevaleceu a compra de eletroeletrônicos como celulares, tablets e videogames. “No geral, esse crescimento é, em boa parte, reflexo da liberação dos recursos do FGTS e do PIS/Pasep”, diz Alfieri.
Na comparação quinzenal entre outubro e setembro, porém, o resultado médio das vendas ficou bem maior (19,2%), sendo que o sistema a prazo cresceu 11,2%, e o à vista, 27,1% – o que não significa uma disparada nas vendas, e sim uma alta sazonal típica do período, segundo o economista.
“Outubro, que já tem uma data consolidada, sempre foi um mês mais forte em vendas do que setembro, apesar da expectativa de que a Semana do Brasil emplaque de vez nos próximos anos”, conclui Alfieri.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.