Início Notícias Samsung premia escolas vencedoras do Ceará em projeto sobre Educação

Samsung premia escolas vencedoras do Ceará em projeto sobre Educação

Estudantes e professores de Cascavel recebem mentoria e oficina pelas conquistas nacionais da sexta edição do projeto

0

A cidade de Cascavel, no Ceará, que teve duas das três escolas vencedoras da sexta edição do projeto Respostas para o Amanhã, recebe, nesta quinta-feira, dia 24, a premiação das equipes vencedoras. O primeiro lugar ficou com a EEMTI Marconi Coelho Reis e a segunda posição com a EEM Ronaldo Caminha Barbosa.

Já nesta quinta-feira os Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio terão uma mentoria na parte da manhã e tarde, além de oficina prática, também em dois períodos. Além dessas atividades, os professores das escolas públicas de Cascavel participarão de um Workshop sobre metodologia de projetos que será ministrado pelo CENPEC Educação. A escola Marconi Coelho Reis, campeã da edição de 2019, será palco da celebração da 6ª Edição do prêmio.

“Foram quase mil projetos de todo o Brasil inscritos na sexta edição do Respostas para o Amanhã e a cidade de Cascavel teve sua participação reconhecida por projetos com alto potencial de inovação social”, conta Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Para a Diretora Executiva do CENPEC Educação, Mônica Gardelli Franco, a premiação pode colaborar para que as duas experiências inspirem outros adolescentes e jovens e escolas. “A metodologia de aprendizagem de Ciências da Natureza e de Matemática a partir da prática e em diálogo com os problemas locais é um desafio para o Ensino Médio de todo o Brasil. Os projetos de Cascavel deixam uma grande contribuição para o ensino nessa etapa”, diz.   

Os estudantes da Marconi Coelho Reis ganharam com o projeto Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas. A solução consiste no tratamento de queimaduras ou lesões na pele com a folha da goiabeira. Com amido, glicerol e água na composição, é retirada da folha uma substância similar  a uma farinha, que contém o princípio ativo do biofilme. Os testes apontaram cicatrização mais rápida de queimadura de primeiro grau, quando em contato com a pele por uma semana. Por ser um composto biodegradável, a decomposição acontece sem agredir o meio ambiente.

Na segunda colocação, os alunos da Ronaldo Caminha Barbosa trabalharam no projeto

AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis. A ideia surgiu depois que os alunos perceberam que as hortas plantadas na região não se desenvolviam adequadamente, em razão do solo salino e seco. O composto feito para resolver a questão tem cascas de manga e abacate e bagaço de cana-de-açúcar. Tal combinação consegue reter água no solo e o teste foi feito durante três semanas em um cultivo de cebolinha. O local não foi irrigado e deu resultado esperado. Por ser biodegradável e de baixo custo, é uma solução para outras regiões do país que sofrem com problema semelhante no solo e não agride o meio ambiente.

Sobre o Prêmio Resposta para o Amanhã

Iniciativa da Samsung com coordenação do CENPEC Educação, o Prêmio Respostas para o Amanhã está na sexta edição e é realizado sob autorização da Secap. Desde 2014, a premiação já recebeu mais de 5,7 mil inscrições, de 18 mil projetos e teve 4 mil escolas participantes, envolvendo 10,2 mil professores e 153 mil estudantes. A iniciativa também tem a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui