Diante do desafio de abordar temas relacionados a educação financeira com jovens adultos, o Itaú (@itaú) trabalhou em conjunto com Twitter ArtHouse – área que une gerenciamento de criadores de conteúdo, edição de vídeos e transmissão ao vivo – em uma estratégia baseada em aproveitar histórias de Tweeteiros que estão começando a lidar com diferentes situações envolvendo dinheiro para estabelecer uma conexão legítima com o seu público-alvo. Foi assim que nasceu a série #DeRepenteAdulto, em que os criadores de conteúdo Babi (@babi), Cleytu (@cleytu), Luquinha (@Luquinha), Luscas (@luscas) e Ygor Fremo (@YgorFremo) compartilham com sua audiência no Twitter experiências pessoais em assuntos como bancarização, planejamento financeiro, crédito e investimentos – de uma forma leve e divertida, utilizando uma linguagem que os conecta naturalmente às pessoas que já os acompanham na plataforma.
O projeto foi concebido a partir de uma pesquisa sobre o que jovens adultos falam no Twitter a respeito de sua iniciação no mundo das finanças – o recebimento dos primeiros salários, o primeiro cartão de crédito, novos planos e desafios. Com base em uma demanda do Itaú em entender melhor as dúvidas e necessidades do consumidor que está passando da adolescência para a fase adulta, o Twitter foi atrás de insights na própria plataforma, onde milhares de conversas sobre o assunto acontecem todos os dias.
“A partir do insight de que existem milhares de jovens que estão se tornando adultos e compartilhando suas experiências nas redes sociais, criamos junto com o Twitter uma série protagonizada por jovens influentes na plataforma, contando sobre seus dilemas e como a vida financeira não precisa ser um pesadelo neste processo de amadurecimento.”, explica Juliana Cury, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. “Queremos desmistificar alguns tabus em torno da vida financeira e tornar a relação deste público com o dinheiro mais natural e positiva”, completa Juliana.
Com seis episódios, a série será veiculada entre os meses de novembro e dezembro no perfil de Luscas no Twitter, com interação dos demais participantes nas conversas e comentários.
“Esse projeto mostra o quanto o trabalho do criador pode ir muito além do tradicional, como a simples divulgação de um produto ou serviço. Estamos tratando de um tema complexo e que muitas vezes enfrenta uma resistência das pessoas, em especial do público jovem, que nem sempre é interessado em falar sobre finanças pessoais. Conseguimos reunir um time que está justamente nessa fase de começar a lidar com questões financeiras e tem um público cativo, com o qual se conecta de forma natural e genuína, com credibilidade. Esse tipo de conteúdo, criado por essas pessoas, é muito poderoso para o estabelecimento de uma relação legítima entre marca e consumidor”, afirma Thaiza Akemi, diretora do Twitter ArtHouse no Canadá e América Latina.