A Petrobras informa que realizará a transferência das atividades administrativas de sua sede em Aracaju (SE) para a base de Carmópolis até o mês de março de 2020. A mudança é uma medida prevista no Plano de Negócios da companhia e, além da otimização de custos em processos e atividades, visa a sinergia das equipes de trabalho em um único ambiente para melhor alcance dos resultados.
A Petrobras está realizando o planejamento da movimentação das equipes, que inclui a transferência dos profissionais para outros imóveis em Sergipe ou para outros estados. A companhia reforça seu comprometimento com a transparência na comunicação com os empregados.
Essa iniciativa não é pontual em uma região específica e faz parte de uma gestão responsável dos recursos. A Petrobras vem implementando esforços para redução de seu endividamento. A empresa ainda possui uma dívida de US$ 90 bilhões, muito superior à de empresas concorrentes.
A gestão predial é uma das estratégias adotadas pela companhia para redução de custos e otimização de recursos. Esse ano, por exemplo, já foi desocupado o Edisp, em São Paulo, e estão sendo desocupados o Edifício Ventura, no Centro do Rio de Janeiro, o Edifício Novo Cavaleiros, em Macaé. Em 2015, a companhia ocupava 72 edifícios no Brasil e em 2019 esse número foi reduzido para 38, o que gerou uma economia de aproximadamente R$700 milhões para a companhia.
Entre 2017 e 2019 a Petrobras também encerrou as atividades de oito escritórios no exterior.