O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, divulga terceiro boletim da manhã de 29 de novembro com balanço de atendimentos efetuados sobre a Black Friday. Com atendimento específico para o evento desde as 8 horas de quinta-feira (28/11), através do site, aplicativo, redes sociais e telefone 151, até as 10 horas dessa sexta-feira (29/11) já foram realizados 300 atendimentos, sendo 138 registros de reclamações e 162 consultas e orientações.
A empresa mais reclamada até o momento foi B2W Companhia Digital, que administra americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas, com 20 reclamações (14,50%).
O principal motivo de reclamação foi a Maquiagem de desconto (desconto oferecido sobre o preço do produto e/ou serviço não é real) – com 41 registros, 29,71% do total.
Atendimento
O consumidor pode fazer reclamações via site e aplicativo em qualquer horário. Lembramos que o app deve ser atualizado nas lojas Play Store e App Store (Apple).
Nessa sexta-feira (29/11), o horário de orientação pelo telefone 151 iniciou às 6 horas e vai até as 22 horas.
Fiscalização Black Friday
Na operação realizada das 20 horas do dia 28 até a madrugada do dia 29 de novembro, fiscais do @proconsp visitaram oito estabelecimentos e encontraram irregularidades em todos.
As irregularidades mais identificadas foram: falta de informações essenciais ao consumidor como, por exemplo, qual o valor antes da Black Friday, folheto não informa marca nem modelo de produtos em oferta etc. e descumprimento de oferta.
A equipe de fiscalização já está nas ruas desde as 7 horas de hoje.