O Twitter Brasil divulga na sexta-feira (29) uma pesquisa inédita que aponta hábitos e preferências dos brasileiros que utilizam a plataforma e têm interesse por games e eSports. As informações do levantamento são provenientes de dados internos do Twitter, referentes ao mês de novembro de 2019, para um estudo conduzido pela própria plataforma.
Segundo a pesquisa, 77% dos usuários de Twitter no Brasil dizem ter o costume de jogar algum tipo de jogo eletrônico e 51% se consideram como gamers. O interesse pelo tema pode ser refletido no tamanho das conversas sobre o assunto na plataforma: do início do ano até hoje, foram registrados mais de 22 milhões de Tweets sobre gaming no Brasil.
Entre os gêneros mais jogados nos últimos 12 meses por pessoas que usam o Twitter no país, o estilo Open World como GTA, Zelda e The Witcher, foi o mais mencionado, sendo lembrado por 60% dos respondentes. Em segundo lugar ficaram os games de Tiro (56%), seguido por Esportes (51%), Corrida (49%) e Luta (43%). Entre as franquias de games mais jogadas no período (sem considerar mobile), o jogo FIFA lidera, mencionado por 40% das pessoas, seguido por Mario (25%), Resident Evil (24%), Call of Duty (23%) e Need for Speed (23%).
A pesquisa também traz hábitos dos gamers que utilizam o Twitter: 87% deles acreditam que plataforma fornece notícias e atualidades, 83% afirmam acompanhar memes, 55% acompanham as conversas sobre celebridades de gaming, 51% acham que o Twitter é uma boa plataforma para conversar sobre os jogos que mais gostam, 41% acreditam que a plataforma é boa para acompanhar conversas ao vivo.
Console x Mobile x eSports
O estudo do Twitter sobre games traz ainda informações sobre as plataformas preferidas dos brasileiros: 58% das pessoas que usam o Twitter no Brasil têm o costume de jogar jogos de celular ou tablet, como Candy Crush e Free fire, e 42% jogam jogos de computador single player ou jogos de console, como Playstation, Xbox e Nintendo.
Ainda de acordo com os gamers, o PS4 foi o console com maior share de mercado, seguido pelo Xbox e Nintendo Switch. Por fim, 23% das pessoas têm o costume de jogar jogos de eSports, casos de games como Fortnite e Counter Strike.
Fonte: Gamers do Twitter, Novembro 2019, Brasil. Por Twitter Marketing Insights & Analytics