Um levantamento
realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre indicou que a
Black Friday deste ano foi bastante positiva para os lojistas da Capital. Foram
entrevistados lojistas dos seguintes segmentos: roupas, materiais de
construção, móveis e decoração, perfumaria/cosméticos, cama/mesa/banho,
acessórios, calçados e eletroeletrônicos.
A data, que se consagra como uma das mais importantes do ano para o setor junto
com Dia das Mães e Natal, teve aumento de 3 pontos percentuais em relação a
2018, resultando em 11% de crescimento, e ticket médio em torno de R$ 491.
Perguntados sobre quando iniciaram as ofertas da promoção, que poderia se
estender a uma semana ou a um mês devido às variações criadas para a data –
Black Week e Black November –, 75,8% afirmaram que começaram somente na
sexta-feira (29), dia na própria Black Friday. Já 21,3% aderiram à Black Week,
iniciando na segunda-feira (25), e outros 3% na semana anterior, entre 17 e 22
de novembro. Ainda assim, o dia de melhores vendas foi na sexta (29) para 70%
deles.
A respeito da forma de pagamento, o parcelado no cartão foi a mais utilizada em
58,3% das lojas pesquisadas. Em 36,1% dos locais o cartão de débito foi o mais
escolhido, seguido de 2,8% no crediário e também 2,8% à vista em dinheiro.
Roupas (32%), materiais de construção (22%), móveis/artigos de decoração
(11,1%) lideraram as buscas desta enquete.
Vendas aumentam 11% na Black Friday em Porto Alegre
Resultado foi de 3 pontos percentuais a mais que os 8% de crescimento do ano passado.