A Ânima Educação anunciou nesta quinta-feira (12) a chegada, em breve, de mais uma instituição de ensino superior à organização. O Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA passará a integrar a companhia em operação que consistiu em um investimento de R$ 130 milhões por parte da Ânima. O objetivo é fortalecer os diferenciais, crenças e valores do UNICURITIBA, um dos mais respeitados símbolos de educação do Paraná e do País.
Por meio deste vínculo, que ainda depende de aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a Ânima visa potencializar ainda mais a qualidade acadêmica da instituição, além de criar condições mais robustas para a continuidade de sua vocação, valorizando um legado marcado pela formação de milhares de profissionais e líderes de destaque nacional ao longo de sua existência.
O UNICURITIBA surgiu há quase sete décadas a partir da visão do professor Milton Vianna, um dos nomes mais representativos da história do Direito e da educação paranaense. Com início de sua trajetória como Faculdade de Direito de Curitiba (FDC), foi fundada em 1950 pela Associação de Ensino Novo Ateneu. Figurou como o primeiro curso de Direito particular do Paraná. Já em 1998, foram estabelecidas as Faculdades Integradas Curitiba, nomenclatura que foi alterada em 2007 com a elevação da instituição para Centro Universitário.
Dono de conceito máximo do MEC (nota 5) e prestes a completar 70 anos de história, o UNICURITIBA reúne 19 cursos de Graduação, mais de 20 opções de especialização, além de Mestrado e Doutorado em Direito. Possui cerca de 5.200 estudantes e campus de elevado padrão, localizado no bairro Rebouças, região estratégica de Curitiba. Além disso, a instituição conta com aproximadamente 450 colaboradores e 220 docentes, sendo reconhecido por um projeto de ensino consistente e de qualidade, destacando-se por ter um dos melhores cursos de Direito do País (com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições), além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Com esta união, o UNICURITIBA tem a expectativa de reforçar todas as características que o tornaram uma das instituições de ensino superior mais destacadas no país e, ao mesmo tempo, abrir novos horizontes de crescimento e amadurecimento. Desta forma, deseja atuar de maneira ainda mais estratégica em frentes diversas, como o aprimoramento da experiência e aprendizado dos seus alunos, a consolidação do portfólio de cursos em linha com as necessidades do mercado, e a maior adaptação à evolução do mundo e das nuances do universo do trabalho.
“A união com o UNICURITIBA muito nos orgulha, por todo o respeito e predileção que nutrimos por esta escola de tamanha expressão no estado do Paraná e no Brasil. Eu particularmente sempre tive enorme admiração desde os tempos em que estudava Direito no Largo de São Francisco, em São Paulo, e acompanhava os resultados do UNICURITIBA a partir de uma história calcada em valores totalmente sinérgicos aos nossos, e que é decisiva para formar milhares de pessoas competentes, éticas e que fizeram e fazem a diferença em nosso País. Teremos a honrosa e inspiradora missão de dar continuidade a este incrível legado”, declara Marcelo Battistella Bueno, presidente da Ânima Educação.
Para o reitor do UNICURITIBA, professor Arnaldo Rebello, são grandes e auspiciosas as expectativas quanto a nova fase da vida institucional a partir do vínculo com a Ânima, que ainda depende de aprovação do CADE. “A integração das experiências de ambas as instituições, moldadas na qualidade de ensino, excelência acadêmica, respeito ao aluno e valorização do corpo docente, irá permitir, certamente, a realização de grandes projetos voltados ao desenvolvimento de competentes profissionais”, comenta.
Desde seu surgimento e até os dias atuais, o UNICURITIBA se caracteriza por ser uma instituição comprometida com o desenvolvimento social, uma das premissas de sua missão, alicerçada em valores sólidos e respeito à sua tradição. Este, por sinal, figurou como o ponto decisivo na escolha da Ânima: a preservação e continuidade de seu legado.
O envolvimento com a organização possibilitará também outras sinergias que contribuirão para o aumento no leque de atuação do UNICURITIBA. Passará a contar, por exemplo, com a parceria da Escola Brasileira de Direito (EBRADI), que por meio de um corpo docente composto por expoentes do Direito, como o Professor Ives Gandra Martins, contribuirá para fortalecer ainda mais essa área do conhecimento, referência no Paraná e no País, na Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.
Com aproximadamente 112 mil alunos em seis instituições de ensino superior: Una (MG e GO), Universidade São Judas (SP), UniBH (MG), UniSociesc (SC e PR), AGES (BA e SE) e, agora, UNICURITIBA (PR), a Ânima conta com 71% de seus cursos com o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) na zona de excelência (Fonte: MEC/2017), resultado superior à média das instituições de ensino públicas. Também fazem parte de seu ecossistema a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil e, também, a escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo.
Destaca-se que toda a relação estabelecida entre Ânima e UNICURITIBA teve envolvimento direto da BroadSpam, empresa contratada pela instituição paranaense para atuar na operação. A Ânima contou com a assessoria dos escritórios Pacheco Antunes & Carvalho Associados, Catta Preta Leal Advogados e KLA Advogados.
Por volta das 17h10, os papéis tinham ganhos de 6,22% a R$ 28,16.
CidadeMarketing com informações da Ânima Educação.