Bauducco, tradicional marca presente em mais de 35 milhões de lares brasileiros, aposta em novo segmento e resgata a forma mais tradicional de fazer pão. A marca lança seu Pão Bauducco Fermentação Natural, que chega nas versões Tradicional, Integral e Grãos Clássicos. Os novos produtos são feitos com o mesmo fermento natural usado nos panettones e colombas há mais de 65 anos.
A massa madre é a fermentação natural proprietária da marca e o segredo por trás das receitas Bauducco. A massa fica guardada em uma sala especial e é alimentada diariamente, durante todo o ano com farinha e água. É ela que dá as características únicas de sabor, textura e maciez aos panettones e colombas e, agora, aos pães Bauducco. Como resultado da fermentação natural – pães leves, macios e muito saborosos.
“Colocamos nossa história em uma nova receita. Se lançar nas prateleiras de pães é um movimento natural e que conversa diretamente com o propósito da Bauducco de inspirar e promover a união entre as famílias, seja em datas especiais, como o Natal ou no dia a dia, com o lançamento de pães.“, conta Juliana Corá, Grouper de marketing Sazonais e Pães.
Expansão Bauducco e inovação na categoria
Pães promete ser o maior lançamento da Companhia dos últimos anos e vem para reforçar a presença de marca que já é forte na rotina dos brasileiros. A marca é líder nos segmentos de torradas, cookies, wafers e panettones e o pão vêm para estreitar ainda mais esse relacionamento e frequência, ampliando a presença da marca no café da manhã e nas refeições.
“Bauducco está em um momento de forte expansão para novas categorias e todas elas sempre com uma proposta de valor diferenciada, promovendo a renovação do segmento”, resume Juliana Corá Bastos, Grouper de Marketing de Sazonais e Pães da Bauducco. O lançamento, além de alinhado ao propósito e objetivos de negócios, resgata a forma mais tradicional e cuidadosa de se fazer pão: com receita de fermentação natural, uma tendência que pode ser vista em pequenos produtores, padarias artesanais e também nas redes sociais onde as pessoas compartilham fotos dos seus feitos e trocam dicas e receitas. Bauducco, como especialista no processo que faz parte da sua história, inova a categoria de pães e torna esse lançamento um passo legítimo e aguardado de sua longa trajetória.
Mais de 65 anos de história em uma nova receita
Em 1952, Carlo Bauducco trouxe da Itália uma receita de família e uma porção de fermento natural que é usada até hoje nas receitas da marca. “A fermentação natural, como o nome já diz é o processo mais natural e de melhor desempenho, também. Esse método milenar garante características sensoriais e funcionais ideais para a receita, desenvolvendo aromas e sabores mais complexos – o que melhora a textura e o sabor e maciez. Esse tipo de processo também assegura a qualidade do produto por mais tempo e melhora a digestibilidade, ou seja, é mais leve.”, esclarece Mirella Pasqualin, nutricionista da RG Nutri.
A fermentação química é feita à base de bicarbonato de sódio e ácidos que reagem com líquidos e calor. A fermentação biológica conta com leveduras isoladas em processo industrial acelerado. Já o processo natural, acontece a partir da cultura de leveduras selvagens e bactérias, um processo lento que, na produção do Pão Bauducco, leva 23 horas. “Investir tantas horas na produção reforça a atitude da marca de sempre priorizar qualidade para os consumidores e de valorizar as nossa história e credenciais de cuidado e de carinho, o jeito Bauducco de fazer.”, acrescenta Juliana.
Dada à sua importância, a massa madre fica numa sala climatizada apelidada de “berçário”, aos cuidados de um mestre de fermentação com mais de 30 anos na função. Ele é responsável pela alimentação diária da massa e por manter a história viva.
Diferencial Bauducco: a melhor combinação de Tradição e Inovação
Bauducco, sempre empreendedora e pioneira, chega para ressignificar e fazer diferença na categoria. Sua tradição e conhecimento, aliadas à inovação trazem uma tecnologia única que, junto à sua massa madre, garantem maior frescor e qualidade ao seu pão. É a única empresa brasileira, no segmento, que utiliza a tecnologia Flow Pack Hermético, uma forma de lacre que contribui para a durabilidade do produto.
Além disso, o ambiente da linha de produção do Pão Bauducco conta com uma estrutura exclusiva, única no segmento em toda a América Latina, que permite prevenção e controle de contaminações. Chamada de Sala Limpa ou Sala Sanitizada, a estrutura é totalmente isolada e impede o contato dos pães com impurezas ou bactérias. A Bauducco, por meio dessa nova maneira de fazer pão, que envolve o carinho da massa madre a todo o cuidado no modo de fazer até à embalagem, está revolucionando a forma de consumir pão no Brasil.
A partir de outubro o lançamento estará nas mesas das famílias brasileiras. Disponível nas versões Tradicional, Integral e Grãos Clássicos com preços sugeridos a partir de $5,49.
Sobre a Bauducco
Uma das empresas alimentícias mais tradicionais do Brasil, a Bauducco foi fundada em 1952 e é hoje líder em diversas categorias, como torradas, wafers, cookies; além disso, é a maior produtora de panettones do mundo. Moderna e industrializada, possui seis unidades fabris e sete centros de distribuição, atendendo a mais de 180 mil pontos de vendas no Brasil, e exporta seus produtos para mais de 50 países.