Para impulsionar a inovação, o trabalho em rede é a estratégia escolhida pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), com o desafio de integrar-se a novos ecossistemas e comunidades, em ambientes colaborativos. A ponte para essas conexões é o HUB FCA, novo espaço localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), inspirado em novas tendências e modelos de trabalho, com 400 metros quadrados, muitas cores e um time diverso, formado por funcionários das mais diferentes áreas da empresa e parceiros.
A escolha do nome não foi por acaso. HUB significa conectar e convergir. “O HUB FCA é o ponto de encontro de pessoas, gerações e culturas, inspirado em uma estrutura de rede, sempre com o olhar atento às tendências do consumidor. Surgiu da necessidade de repensar a forma como trabalhamos internamente nosso planejamento não só do produto, mas do conceito de experiência”, destaca o diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina, Breno Kamei.
Na prática, o novo espaço tem o propósito de guiar a FCA na busca por novos territórios, mercados e modelos de negócio. “Hoje, quando multiplicamos nossa presença não só dentro da fábrica, mas junto a outros empreendedores, criativos e empresas, aumentamos o nosso poder de consciência”, completa Mateus Silveira, gerente de Inovação e Conectividade de Produto da FCA.
Para conectar-se a múltiplos saberes, o HUB FCA nasce com duas células, extrapolando os muros da fábrica. Além de Betim, possui também com uma estrutura na unidade do WeWork de Belo Horizonte. “Queremos compartilhar nossas competências, mas também encontrar outras que, quando combinadas, fazem surgir novas ideias relevantes, que conversem com as tendências do nosso consumidor”, destaca Gustavo Delgado, coordenador de Inovação e Conectividade da FCA. Em 2020, está prevista expansão para outros estados.
Atuação
No HUB FCA, há duas formas de atuação, que caminham lado a lado: estruturada e não-estruturada. Na estruturada, a interação com outras empresas e startups ocorre de forma planejada, a partir de formatos, métodos e processos bem definidos. A outra forma tem foco em dar oportunidade ao acaso, em ser aberto para ser surpreendido pelo desconhecido. “Queremos provocar o sistema a pensar e fazer diferente, trazendo mais agilidade para a organização. Estamos aprendendo que existem processos internos que precisam ser quebrados e que há diferentes formas de trabalhar e de enxergar o futuro da nossa indústria”, diz Breno Kamei.
Além de realizar pesquisas de mercado, perfis de consumidores e análise de tendências, orientando os times de Engenharia, Design, Mopar, ICT, entre outras áreas, no desenvolvimento de novos produtos e serviços, uma das áreas de atuação do HUB é a conectividade. O desafio é ressignificar o carro como uma plataforma aberta de desenvolvimento, como já acontece com os dispositivos móveis. Mais do que mobilidade, o carro conectado será o ponto de partida para novas soluções que irão viabilizar relevantes transformações na jornada do consumidor, simplificando tarefas cotidianas de maneira fluida. “Algumas soluções já conhecemos, outras ainda estamos por conhecer. Por isso, a necessidade de fomentarmos encontros no HUB, para alimentar a criatividade e gerar insights para fazer o futuro acontecer”, explica Gustavo Delgado, sinalizando que novidades de conectividade serão lançadas em 2020.
Em alinhamento com a FCA global, outros pilares de atuação para o desenvolvimento de novos produtos e serviços são eletrificação, conectividade, automação e soluções de mobilidade. “O mundo é plural e tem vozes diversas. O HUB FCA traz uma velocidade de reação e de aprendizado mais próximo daquilo que nosso consumidor espera”, conclui Breno Kamei.