A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, oferece aos motoristas que trafegam na BR470, no município de Lontras, em Santa Catarina, uma nova ferramenta para aumentar a segurança do motorista e reduzir o número de acidentes no trecho da rodovia.
De abril a dezembro do ano passado passaram cerca de 350 veículos somando mais de 1.700 paradas pelo ponto de apoio. Localizado em um ponto estratégico, o espaço conta com equipamentos para atividades físicas e materiais que contribuem para o descanso dos motoristas. “Desde que iniciamos o funcionamento da sala de Alerta do Sono, não tivemos acidentes, nos horários e locais mais perigosos do trajeto em direção ao litoral de Santa Catarina”, explica José Perottoni, diretor de Logística Global da BRF. “Para a BRF a segurança é um dos compromissos fundamentais e este projeto é parte dessa estratégia”, conta.
O tráfego intenso e o trecho de serra mostrou um alto índice de acidentes e, com base na avaliação desses dados, a BRF identificou que parte deles ocorriam no período da madrugada e tinham como uma das causas o sono. Com isso, a BRF decidiu instalar o ponto de apoio para os caminhoneiros, a sala de Alerta do Sono, com luminoterapia, cuja o objetivo é suprimir a produção de melatonina, permitindo ao motorista controlar a sonolência.
Já este ano, de janeiro a setembro, trafegaram cerca de 450 veículos com mais de 5 mil paradas pelo ponto, com destino a diversos clientes e aos portos catarinenses. A iniciativa é um projeto piloto da companhia, que estuda ainda a instalação de mais dois outros pontos de apoio ao motoristas em vias do Paraná.