O aumento de 0,6% nas vendas do varejo em novembro de 2019, comparado ao mês anterior, foi bom, mas abaixo da expectativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15/01).
“Os números vieram um pouco abaixo do esperado”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP. “Mas o importante é que os dados continuam positivos, o que indica uma recuperação da economia, embora mais lenta do que imaginávamos”, continua.
O setor acumulou avanço de 1,7% entre janeiro e novembro de 2019, em relação a igual período do ano anterior, a oitava taxa positiva seguida. Na comparação com novembro de 2018, o varejo cresceu 2,9%.
A Black Friday, embora tenha ajudado em alguns setores, ainda precisa ser mais abrangente para se tornar realmente um fator determinante para o mercado de maneira geral.
“O evento tem crescido bastante, embora não tenha grande impacto no movimento geral, uma vez que não inclui veículos, combustíveis e material de construção, por exemplo”, analisa o economista.
Apesar dos números não serem os esperados, para Solimeo, o momento é propício para uma melhora no cenário no curto prazo. “A liberação do crédito do FGTS e a evolução do emprego, entre outros fatores, são indicativos de que as coisas estão no rumo certo. E logo o resultado vai aparecer”, finaliza.